Hospital Jaraguá apresenta plano de ampliação aos vereadores

Representantes do Hospital Jaraguá estiveram na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na manhã desta terça-feira (30), para apresentar o novo Plano Diretor da unidade, que contempla obras de ampliação e de otimização dos espaços. Estiveram na reunião, além dos parlamentares municipais, o presidente do Conselho Administrativo da instituição, Charles Bretzke, o diretor executivo, Sérgio Luís Alves, e o conselheiro Warley Marcos Weller.

Conforme a apresentação, baseado em um estudo feito por engenheiros e funcionários do Hospital, o projeto prevê a construção de dois novos prédios. Um deles, com seis andares, será o Bloco Administrativo, que deve centralizar questões burocráticas como almoxarifado, refeitório, vestiário, auditório, centro de estudos, centro de tecnologia da informação, entre outras. O outro será um novo Bloco Hospitalar, que deve aumentar a disponibilidade de serviços, inclusive de procedimentos cirúrgicos com técnicas robóticas e novas tecnologias.

Com a ampliação, o Pronto Atendimento Infantil passará a capacidade de quatro mil para oito mil atendimentos mensais. Já o PA Obstétrico deve subir de dois mil para quatro mil procedimentos por mês.

A apresentação ocorreu na sala de reuniões da Câmara Foto: Tiago Rosário/CMJS

O Plano Diretor está dividido em cinco fases, com a primeira fase começando em 2022 e a quinta iniciando em 2032. Além de ampliar a estrutura do H. Jaraguá, as obras devem otimizar os espaços da instituição, melhorando o fluxo entre os setores e separando os ambientes com mais eficiência. Essa separação vai garantir que pacientes e equipes não fiquem expostos ao ambiente do público e de usuários externos. Os elevadores, por exemplo, serão restritos aos pacientes e funcionários. A Farmácia da instituição, que hoje funciona em um dos blocos hospitalares ocupando o espaço de 16 leitos, vai ser transferida para o Bloco Administrativo.

O presidente Charles Bretzke frisa que as mudanças que vão otimizar os espaços do Hospital vão também trazer mais eficiência na locomoção dos enfermos e dos profissionais, dando mais agilidade aos procedimentos, reduzindo os esforços das equipes e possibilitando mais eficácia à utilização dos recursos. Como exemplo, ele cita a aproximação que será feita entre a UTI Infantil, que hoje se localiza no 5° andar do Bloco B, e o Pronto Atendimento Infantil, que atualmente fica no térreo do Bloco A.

“Se houver alguma emergência e o médico precisa sair da UTI (Infantil) e ir para um eventual atendimento no PA, ele precisa descer cinco andares, atravessar o Bloco B, ir para o Bloco A para poder fazer esse atendimento. E o que nós queremos é que essa UTI esteja no piso superior ao PA Infantil”, explica Charles.

Todavia, para o Plano Diretor acontecer, será preciso que a instituição arrecade os recursos necessários. O investimento na primeira fase será de aproximadamente R$ 16,6 milhões. Na segunda fase, o valor será de R$ 20 milhões. Os gestores explicaram aos parlamentares municipais que a intenção é que essas quantias sejam arrecadadas junto à Prefeitura jaraguaense, às prefeituras de cidades vizinhas, aos governos Estadual e Federal, a grandes empresas e, inclusive, moradores da região através de Pix. Segundo o diretor Sérgio Luís Alves, já há empresários interessados em realizar doações que financiem o Plano. Contudo, ele ressalta que os representantes do H. Jaraguá ainda farão novas reuniões com os possíveis doadores para sensibilizá-los sobre o tema. O diretor ainda afirma que uma live será feita pela instituição para divulgar a campanha de arrecadação junto à comunidade.

O vereador Jonathan Reinke (Podemos), que é presidente da Comissão de Saúde do Legislativo jaraguaense, avisa que a Comissão fará uma moção de apelo pedindo que a Prefeitura auxilie financeiramente a execução desse Plano com a quantia que puder. “É um projeto ousado, um projeto grande, mas que vem somar muito e vem ajudar a nossa comunidade que tanto precisa”, destaca. A moção deve ser subscrita pelos demais vereadores e colocada em novação no plenário em breve.

Confira a apresentação:

Download (PDF, Unknown)