Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hospital Jaraguá apresenta plano de ampliação aos vereadores

COMPARTILHE

Representantes do Hospital Jaraguá estiveram na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, na manhã desta terça-feira (30), para apresentar o novo Plano Diretor da unidade, que contempla obras de ampliação e de otimização dos espaços. Estiveram na reunião, além dos parlamentares municipais, o presidente do Conselho Administrativo da instituição, Charles Bretzke, o diretor executivo, Sérgio Luís Alves, e o conselheiro Warley Marcos Weller.

Conforme a apresentação, baseado em um estudo feito por engenheiros e funcionários do Hospital, o projeto prevê a construção de dois novos prédios. Um deles, com seis andares, será o Bloco Administrativo, que deve centralizar questões burocráticas como almoxarifado, refeitório, vestiário, auditório, centro de estudos, centro de tecnologia da informação, entre outras. O outro será um novo Bloco Hospitalar, que deve aumentar a disponibilidade de serviços, inclusive de procedimentos cirúrgicos com técnicas robóticas e novas tecnologias.

Com a ampliação, o Pronto Atendimento Infantil passará a capacidade de quatro mil para oito mil atendimentos mensais. Já o PA Obstétrico deve subir de dois mil para quatro mil procedimentos por mês.

A apresentação ocorreu na sala de reuniões da Câmara Foto: Tiago Rosário/CMJS

O Plano Diretor está dividido em cinco fases, com a primeira fase começando em 2022 e a quinta iniciando em 2032. Além de ampliar a estrutura do H. Jaraguá, as obras devem otimizar os espaços da instituição, melhorando o fluxo entre os setores e separando os ambientes com mais eficiência. Essa separação vai garantir que pacientes e equipes não fiquem expostos ao ambiente do público e de usuários externos. Os elevadores, por exemplo, serão restritos aos pacientes e funcionários. A Farmácia da instituição, que hoje funciona em um dos blocos hospitalares ocupando o espaço de 16 leitos, vai ser transferida para o Bloco Administrativo.

O presidente Charles Bretzke frisa que as mudanças que vão otimizar os espaços do Hospital vão também trazer mais eficiência na locomoção dos enfermos e dos profissionais, dando mais agilidade aos procedimentos, reduzindo os esforços das equipes e possibilitando mais eficácia à utilização dos recursos. Como exemplo, ele cita a aproximação que será feita entre a UTI Infantil, que hoje se localiza no 5° andar do Bloco B, e o Pronto Atendimento Infantil, que atualmente fica no térreo do Bloco A.

“Se houver alguma emergência e o médico precisa sair da UTI (Infantil) e ir para um eventual atendimento no PA, ele precisa descer cinco andares, atravessar o Bloco B, ir para o Bloco A para poder fazer esse atendimento. E o que nós queremos é que essa UTI esteja no piso superior ao PA Infantil”, explica Charles.

Todavia, para o Plano Diretor acontecer, será preciso que a instituição arrecade os recursos necessários. O investimento na primeira fase será de aproximadamente R$ 16,6 milhões. Na segunda fase, o valor será de R$ 20 milhões. Os gestores explicaram aos parlamentares municipais que a intenção é que essas quantias sejam arrecadadas junto à Prefeitura jaraguaense, às prefeituras de cidades vizinhas, aos governos Estadual e Federal, a grandes empresas e, inclusive, moradores da região através de Pix. Segundo o diretor Sérgio Luís Alves, já há empresários interessados em realizar doações que financiem o Plano. Contudo, ele ressalta que os representantes do H. Jaraguá ainda farão novas reuniões com os possíveis doadores para sensibilizá-los sobre o tema. O diretor ainda afirma que uma live será feita pela instituição para divulgar a campanha de arrecadação junto à comunidade.

O vereador Jonathan Reinke (Podemos), que é presidente da Comissão de Saúde do Legislativo jaraguaense, avisa que a Comissão fará uma moção de apelo pedindo que a Prefeitura auxilie financeiramente a execução desse Plano com a quantia que puder. “É um projeto ousado, um projeto grande, mas que vem somar muito e vem ajudar a nossa comunidade que tanto precisa”, destaca. A moção deve ser subscrita pelos demais vereadores e colocada em novação no plenário em breve.

 

Confira a apresentação:

Download (PDF, Unknown)