Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Busca por recursos federais para obras em barragem é tema de moção

COMPARTILHE

Foto: canal Todos os Anjos

 

O Legislativo de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão desta quinta-feira (6), uma moção de apelo do vereador Osmair Gadotti (MDB) que solicita busca por verbas federais para obras de reestruturação na barragem do Rio Itapocu em Guaramirim. A moção é direcionada à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Em fevereiro deste ano, o parlamentar já havia feito o apelo à Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi).

O objetivo é possibilitar a subida dos peixes em época de piracema. Da forma como está hoje, a barragem impede essa subida e impossibilita que os peixes cheguem aos municípios de Jaraguá do Sul e Corupá.

Gadotti reconhece que a barragem é muito importante para a produção de arroz em Guaramirim. Porém, ele adverte que é preciso encontrar uma solução que ajude a preservar o ecossistema da bacia do rio. O vereador frisa que outras cidades do Brasil já conseguiram encontrar soluções para o mesmo problema e lembra que medidas paliativas já foram tomadas na barragem do Rio Itapocu, mas que não tiveram muito sucesso.

A intenção agora é unir os municípios da região do Vale do Itapocu em busca de recursos federais para desenvolver um projeto que consiga devolver aos peixes do rio uma passagem para que eles possam subir durante a piracema e fazer a desova, como acontecia antes de a barragem ser construída.

 

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 06/05/2021