Câmara de Vereadores homenageia 100 anos do Jornal O Correio do Povo

Câmara de Vereadores homenageia 100 anos do Jornal O Correio do Povo

Sessão Solene foi proposta pelo vereador Anderson Kassner

A Câmara de Vereadores prestou homenagem na noite desta terça-feira (14) aos 100 anos do jornal O Correio do Povo.

A Sessão Solene proposta pelo vereador Anderson Kassner lotou o plenário da Câmara Municipal. Além dos gestores e funcionários do jornal, estiveram presentes autoridades do município e estado, empresários e comunidade em geral.

Walter Janssen Neto, proprietário do OCP, recebeu das mãos do prefeito Antídio Lunelli e do vereador Anderson Kassner, uma placa alusiva ao centenário. A família Schmöckel que esteve à frente do jornal por muitos anos, também foi lembrada. Brunilde Schmöckel, viúva de Eugênio Victor Schmöckel, também recebeu placa e flores, em reconhecimento ao trabalho realizado.

Em seu discurso Walter Janssen Neto fez questão de ressaltar a importância do trabalho realizado por todos os gestores que passaram pelo jornal ao longo do seu centenário e agradeceu a equipe pelo comprometimento. “Quero fazer um agradecimento muito grande a todos os nossos colaboradores e ex-colaboradores”.

O prefeito Antídio Lunelli parabenizou o OCP, enaltecendo os 100 anos de credibilidade do jornal. “Fazer 100 anos é um feito ao alcance de poucas empresas. 100 anos na comunicação é mais raro e grandioso ainda”, destacou.

Representando o Governador Carlos Moises, o Secretário de Estado da Comunicação, Ricardo Dias falou sobre a importância do trabalho da imprensa em seu compromisso de levar informação com credibilidade à população. “Acho que o veículo de comunicação como um todo tem um trabalho muito importante de cobrar respostas, soluções e prestar serviço ao cidadão. Desejo vida longa ao O Correio do Povo”.

Em seu discurso, o propositor da homenagem, Anderson Kassner afirmou que é uma satisfação prestigiar o veículo impresso mais antigo em circulação em Santa Catarina. “É uma honra homenagear o ‘O Correio do Povo’, um jornal centenário que faz parte da vida da população de Jaraguá e região. Como é bom ficar informado já pela manhã lendo as páginas do diário, que ao longo desses 100 anos de vida que vem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Itapocu.”

Histórico

Em 10 de maio de 1919, foi fundado pelos sócios Arthur Müller e Venâncio da Silva Porto, o Jornal O correio do Povo, que hoje integra a atual Rede OCP.

Como os demais jornais da época o jornal O Correio do Povo, também sofreu as agruras do decreto 85, de 23 de dezembro de 1889, que reprimia a liberdade de expressão social e em particular a liberdade de imprensa.

O OCP passou pela ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas que censurava por conta de sua Campanha de nacionalização, entre 1937 e 1945, a fala de línguas estrangeiras em público, notadamente, relativas aos países do eixo: Alemanha, Itália e Japão. As páginas em idioma alemão, que vinham publicadas, desde a fundação do jornal, cessaram, drasticamente, entre junho de 1938 e julho de 1952.

Superando as turbulências da história, o OCP segue pautando, testemunhando e registrando o cotidiano regional, das cidades catarinenses onde atua, consciente de que o presente e o futuro impõem novos desafios preponderantes para a continuidade e sucesso de suas tarefas de informar, conectar e entreter.

Foram proprietários do Jornal O Correio do Povo:

– Venâncio da Silva Porto: 1919 a 1932.

– Arthur Müller: 1923 a 1936 e 1943 a 1957.

No período de 1937 a 1947 passam a fazer parte da sociedade, os senhores Honorato Tomelin, Leopoldo Reiner, Mário Tavares da Cunha Mello e Waldemar Gruba. Também entraram na sociedade o Sr.Paulino Pedri de 1946 a 1957 e os Senhores Murilo Barreto de Azevedo e Fidélis Wolf em 1958.

Em 1957, com a morte de Arthur Müller, assume a gerência do O Correio do Povo o Sr. Eugênio Victor Schmöckel até a sua morte em 2004. Nesta época quem assume o seu lugar, é a sua filha Yvone Alice Schmöckel, que fica até o ano de 2007, quando o jornal O correio do Povo foi adquirido pelo Sr. Walter Janssen Neto. Em 12 anos apresentou uma grande expansão, tornando-se um grupo de comunicação que agrega: um impresso diário e três portais online e fez a marca crescer também na região de Joinville, Blumenau e Florianópolis.