Câmara de Vereadores presta homenagem aos 100 anos do bairro Santa Luzia

Câmara de Vereadores presta homenagem aos 100 anos do bairro Santa Luzia

Proposição de sessão solene na localidade foi de Marcelindo Carlos Gruner

Nesta quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores realizou sessão solene nas dependências da Sociedade Caxias, em Santa Luzia, em comemoração aos 100 anos do bairro. A proposição do presidente do legislativo jaraguaense, vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), em parceria com a associação de moradores, foi uma forma de reconhecer e valorizar a história do local. “Jaraguá do Sul completou em 2019, 85 anos de Emancipação Político-Administrativa, Santa Luzia está completando 100 anos. Olha o quanto este bairro já contribuiu para a história do município”, frisou Gruner em seu discurso.

A sessão contou com a presença de várias autoridades de Jaraguá do Sul e do estado, além de moradores locais e alunos da escola Elza Granzzotto Ferraz, que lotaram o ambiente.

Vilmar Dalagnollo, presidente da associação de moradores, no espaço destinado à manifestação da comunidade, apresentou um documentário que conta a história de Santa Luzia e fez algumas reivindicações ao Executivo Municipal, como acostamento na via de acesso ao bairro. “Peço mais atenção para nossas necessidades”, cobrou.

Em seu pronunciamento o prefeito Antídio Lunelli falou sobre os investimentos que a administração está fazendo e programando para região, como obras na galeria da Rua Carlos Ramthum, pavimentações em diversas vias e academia ao ar livre. Lunelli também se colocou à disposição para ouvir todas as demandas dos moradores.

O Deputado Estadual Vicente Caropreso também prestigiou a sessão solene. Parabenizou o bairro pela trajetória de progresso e informou aos alunos da Escola Elza Granzzotto sobre a liberação, através de emenda parlamentar, de recursos para instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas.

Na sessão solene a Câmara de Vereadores, através do presidente e propositor da homenagem, vereador Marcelindo Carlos Gruner, entregou ao presidente da associação de moradores, Vilmar Dalagnollo uma placa alusiva aos 100 anos do bairro.

Informações sobre Santa Luzia

Nas terras herdadas por Dona Francisca e exploradas principalmente pelos imigrantes italianos, a fé inabalável dos Italianos motivou a escolha do nome do bairro.

A localidade era conhecida inicialmente como “pântano mole”, pois a terra não era apropriada para plantio. Muitos chegavam, olhavam e davam meia volta porque diziam: “Isso é um pântano mole, não dá pra fazer nada”!

A primeira família a acreditar no potencial do local e se estabelecer na região foi a família Maffezzolli (o casal Antônio Henrique e Tereza Maffezzolli).

Além deles, as famílias: Nicolini, Pedri, Piccoli, Pretti, Voltolini, Bagatoli, Prestini, Tomelin, Leone, Vicenzi, Ropelato, Bisoni, Campregher. Algumas, como Ballock, Ramthun, Gumz e Rosá chegaram alguns anos mais tarde.

É impossível falar dos 100 anos de história de Santa Luzia e não falar do VALO da comunidade, porque foi a partir de sua construção, em 1934, que possibilitou o acesso de água para as plantações de arroz, a qual deu o pontapé inicial para o crescimento de Santa Luzia e que até hoje faz parte da economia e da paisagem do bairro.

A importância do VALO e o envolvimento da comunidade deu origem, em 1952, à Associação do Valo Agrícola – industrial, quando o bairro iniciou seu processo de desenvolvimento agrícola, característica que mantém até hoje.