Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara rejeita veto parcial do Executivo ao PL das calçadas

COMPARTILHE

Os vereadores rejeitaram na sessão desta quinta-feira (30), por oito votos contrários, um favorável, de Pedro Garcia (MDB) e uma abstenção de Celestino Klinkoski (PP), o veto parcial do Executivo, ao projeto de Lei n°102/2018, que dispõe sobre a execução de calçadas no Município. O prefeito vetou as emendas aditivas nºs 3 e 11, do vereador Jackson José de Ávila (MDB)

A emenda n° 3 libera o rebaixamento de até 90% das calçadas em frente a comércios, indústrias e prestadores de serviço. Já a de nº 11 permite que as calçadas dos imóveis comerciais, prestadores de serviços e industriais, já consolidadas pela Lei nº 1.184/88, permaneçam inalteradas, ou que sejam alteradas a critério do proprietário, conforme estabelecido em Lei.

Jackson José de Ávila, defendendo suas propostas na tribuna do Legislativo, focou na emenda n° 3, a mais polêmica. Citou como exemplo a decisão judicial favorável ao rebaixamento total (100%), das calçadas de Joinville. Assegurou que a emenda 3 é clara quanto à acessibilidade. “Com esta proposta, pensamos em melhorar a mobilidade. A calçada vai ser rebaixada, sim, mas obedecendo as normas técnicas da ABNT, com 1,20m (um metro e vinte), de passeio, no mínimo e sem obstruir as vias”, explicou.

O vereador Ronaldo Magal (PSD), defendeu na tribuna a rejeição do veto. “Ninguém está tirando a acessibilidade de ninguém na cidade”, disse.

O vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), afirmou que muitas vezes as pessoas confundem rebaixamento de meio-fio, de guias, com rebaixamento de calçadas. “As calçadas vão continuar no mesmo nível que estão. As guias é que serão rebaixadas”, lembrou.

O líder de governo Pedro Garcia (MDB), defendeu na tribuna a manutenção do veto. “Respeito o voto de cada um e peço que respeitem o meu. Sou favorável ao veto. O projeto original foi discutido e elaborado por técnicos, engenheiros, entidades, há mais de dois anos discutindo o projeto. Ele está no limite”, argumentou.

Antes da votação do veto, por solicitação feita através de requerimento, protocolado durante a tarde, o representante do Grupo Acessibilidade e membro do Comitê Trânsito + Seguro, Nivaldo Alves Ribeiro, teve a oportunidade de expressar a opinião dos dois grupos sobre o PL. Nivaldo pediu mais atenção às pessoas com deficiência física no município. “Quando nós circulamos pelas ruas, as calçadas já não oferecem segurança para transitarmos com tranquilidade”, ponderou o representante.

O PL foi aprovado em 24 de julho, com quatro emendas propostas pelo vereador Jackson José de Ávila.