Campanha da Câmara lembra prazo para regularização do título eleitoral

Com o prazo se aproximando, a Câmara de Vereadores de Jaraguá está intensificando sua campanha informativa sobre a importância do voto e da regularização do título eleitoral. No próximo dia 8 de maio, encerra-se o período para que os eleitores regularizem sua situação eleitoral e garantam o direito de participar das eleições municipais de outubro de 2024.

Durante a campanha, são destacados os diversos serviços que podem ser realizados pelos eleitores, incluindo a emissão do primeiro título eleitoral, a atualização de dados, a transferência de domicílio e a coleta de biometria. Para aqueles que não estão certos sobre sua situação eleitoral, o TRE-SC oferece a possibilidade de consulta pelo site oficial ou pelo aplicativo e-Título, onde é possível conferir dados, pendências e até mesmo verificar se a biometria já foi coletada.

Os eleitores que já possuem cadastro biométrico podem utilizar o autoatendimento online para realizar diversas operações, como a atualização de dados pessoais e a regularização de títulos suspensos ou cancelados. Já aqueles que ainda não possuem biometria cadastrada devem agendar um horário pelo site do TRE-SC e comparecer ao Cartório Eleitoral. Em Jaraguá do Sul, o atendimento é feito na Rua Ângelo Schiochet, n° 90, Centro, de segunda a sexta, das 13 às 18 horas.

A participação ativa dos jovens nas eleições é importante para fortalecer a democracia. É essencial destacar que os menores de 15 anos que completarem 16 anos até o dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições, também podem tirar o documento eleitoral e contribuir para o processo democrático do país. Essa inclusão precoce no exercício do voto não apenas fortalece a representatividade, mas também estimula o engajamento cívico desde cedo, preparando uma geração para assumir um papel ativo na sociedade.

Enquanto o Brasil se prepara para as próximas eleições municipais, é importante lembrar que o alistamento eleitoral e o voto são direitos garantidos pela Constituição, com algumas exceções. Jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e idosos com mais de 70 anos têm o direito de escolher se desejam ou não participar do processo eleitoral. No entanto, para a faixa etária entre os 18 e 69 anos, o voto é obrigatório, demonstrando a responsabilidade cívica e o compromisso com o nosso futuro.

O direito ao voto é uma importante ferramenta democrática que permite aos cidadãos participar do processo político e promover mudanças na sociedade.