Conteúdo de livro disponível em escola municipal gera indignação

Foto: divulgação Editora Rocco

Na sessão desta quinta-feira (31) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Jeferson Cardozo (UB) trouxe ao conhecimento dos demais parlamentares a reclamação da mãe de uma aluna de onze anos de idade que frequenta a Escola Municipal de Educação Básica Albano Kanzler, no bairro Nova Brasília. Segundo ele, a mulher lhe procurou para mostrar o livro que a sua filha pegou na biblioteca da unidade escolar. O título da publicação em português é “As vantagens de ser invisível”, do autor norte-americano Stephen Chbosky, e está segmentado no site da editora para o público jovem-adulto. Adaptado para os cinemas, o filme tem uma classificação etária acima de 14 anos.

Conforme relata Cardozo, a obra traz um conteúdo sexual explícito e inadequado para uma criança da idade da aluna da Albano Kanzler. “Ensina a prática do estupro”, alerta. Ele conta que a mãe afirmou que o comportamento da filha mudou bastante nos últimos meses e acredita que o tipo de conteúdo consumido na escola pode estar relacionado ao fato. O vereador reclamou da Secretaria de Educação e frisou que a situação lhe traz um sentimento de revolta.

Segundo Jeferson, a mãe da criança procurou a diretoria da instituição, mas nada foi feito. Ele ressalta que vai procurar o futuro prefeito jaraguaense, Jair Franzner (MDB), para cobrar um posicionamento e alguma ação para evitar novos episódios como esse.

“Pais, olhem o conteúdo que seus filhos estão lendo. Eu defendo a educação, de fato, o verdadeiro ensino, não esse tipo de doutrinação, esse tipo de canalhice”, alerta.

Cardozo mostrou o exemplar disponibilizado pela EMEB Albano Kanzler

O líder do governo no Legislativo, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), afirmou que o livro em questão foi adquirido ainda em 2016, antes de a atual secretária da Educação, Ivana Atanásio Dias, assumir a pasta e disse que os exemplares que possam ainda estar na rede municipal de ensino serão retirados de circulação. Almeida ainda salientou que vai pedir para a secretária uma revisão geral das obras disponíveis nas unidades para que essa situação não ocorra mais.

O presidente da Câmara, Jair Pedri (PSD), mostrou-se indignado com o incidente e frisou que a integridade física e emocional das crianças é uma das grandes preocupações dos vereadores jaraguaenses. Para ele, o conteúdo do livro em questão não é aceitável para os padrões da nossa sociedade. Ele afirmou que vai fazer uma moção de repúdio direcionada à Secretaria de Educação a fim de demonstrar o descontentamento dos parlamentares. Pedri lembra que a Educação jaraguaense é detentora de bons índices, mas alerta que é preciso pensar nos cuidados com o ser humano, algo que vai além dos números. “Pessoas não são números, pessoas não são índices. Nós precisamos cuidar de gente, de pessoas e esse tipo de ação nos aborrece”, salientou.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 31/03/2022