Criação de áreas de lazer em bairros é debatida por vereadores

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, em sessão desta quinta-feira (23), aprovou uma indicação do vereador Jonathan Reinke (Podemos) que pede ao Executivo a implantação de uma área de lazer para a comunidade que mora entre os bairros Barra do Rio Cerro e Rio da Luz. O espaço sugerido fica em um terreno da própria Prefeitura, na Rua Domingos Vieira, próximo ao Pico Malwee.

Anderson Kassner (Progressistas) comentou a indicação lembrando que essa é uma demanda antiga da comunidade e que ele próprio já conversou com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, sobre o assunto, mas recebeu a resposta de que a Secretaria está empenhada em construir grandes áreas de lazer, em vez das pequenas. O argumento é de que o Município já tem muitas academias ao ar livre e parquinhos públicos para manter – cerca de 80 – que exigem muito investimento. Porém, muitos desses locais são pouco utilizados pelos munícipes. Kassner acredita que a saída para o problema é o Executivo firmar parcerias com os moradores para que eles próprios possam manter e cuidar das áreas de lazer, sem onerar os cofres públicos.

Reinke lembra que os bairros mais distantes – como Rio da Luz, Garibaldi, Rio Cerro, entre outros – estão se desenvolvendo e crescendo a cada dia, por isso é preciso que o Poder Público esteja atendo a essas demandas. Para ele, os espaços de lazer não precisam ser sofisticados com parquinhos e vários brinquedos. “Uma praça com bancos e gramado já seria o suficiente. Apenas um espaço para as pessoas saírem de casa e poderem passear. Não é um investimento muito grande”, frisa.

Para o parlamentar, é preciso que a Prefeitura atenda a todos os moradores jaraguaenses, pois quanto maior for o investimento em esporte e lazer, menos será necessário investir em saúde e tratamento de doenças.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 23/09/2021