Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diretoria apresenta mudanças no trânsito jaraguaense aos vereadores

COMPARTILHE

O diretor de Trânsito de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, e as engenheiras da pasta Luciana Hartmann e Ana Badura apresentaram, na tarde desta quinta-feira (08), as mudanças que acontecerão no trânsito da cidade nos próximos meses. Serão dois grupos de ruas contemplados, ambos no Centro: o primeiro envolve as vias adjacentes às ruas Reinoldo Rau e Marechal Deodoro da Fonseca; o segundo grupo diz respeito ao fluxo de trânsito das ruas Adélia Fischer e Max Wilhelm.

Os vereadores também tiveram a confirmação de que, futuramente, novas alterações no trânsito serão feitas em outros pontos da cidade. Alguns gargalos foram apontados pelos parlamentares. Entre eles, a entrada do bairro Barra do Rio Cerro nas ruas Ângelo Rubini e Bertha Weege, bem como os bairros Vila Nova, na Rua 25 de Julho, João Pessoa, na Rua Manoel Francisco da Costa, e na Ilha da Figueira, na José Theodoro Ribeiro. O diretor Gildo de Andrade afirmou que todas essas vias estão sendo estudadas e terão o devido ajuste para melhorar o fluxo de veículos. Veja os dois grupos de ruas que serão alterados:

 

Grupo 1

Alterações ocorrem nas proximidades das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Reinoldo Rau – Trata-se da inversão de sentido no tráfego nas ruas transversais a estas vias – Guilherme Weege e João Picolli. A alteração visa facilitar principalmente o acesso ao Hospital São José, em especial de ambulâncias. Atualmente, para acessar o hospital, vindo pela Rua Reinoldo Rau, é necessário o motorista ir até a Domingos da Nova fazer o retorno. Com a mudança esta conversão será feita pela Rua Guilherme Weege. Além disso, o semáforo da Rua João Picolli passa para a Guilherme Weege, na esquina da Drogaria Catarinense.

Domingos da Nova – Outra mudança importante ocorre na Rua Domingos da Nova. O trecho desta rua, entre as vias Ferdinando Pradi e Reinoldo Rau, permanece em mão dupla. No entanto, no trajeto entre as ruas Procópio Gomes e Ferdinando Pradi, a Domingos da Nova passa a ser mão única sentido em direção à Reinoldo Rau. O semáforo neste local passa a funcionar praticamente livre, pois passa a ter um tempo somente para quem está na Rua Procópio Gomes para acessar a Rua Domingos da Nova. Quem vier da ponte da Rede Feminina ou da Rua Procópio Gomes vai ter a direita livre, com o sinal fechando somente para passagem de pedestre.

Leopoldo Augusto Gerent – Outra mudança será a proibição do acesso à Rua Prefeito Leopoldo Augusto Gerent (que passa pelos fundos do Cemitério Municipal) pela Rua Domingos da Nova. Apesar de estreita a Leopoldo Gerent é hoje de mão dupla. Ela passará então a ter sentido único. Após alteração, o acesso a ela será feito a partir da Rua Guilherme Weege tanto à direita como à esquerda, já que metade da Leopoldo Gerent será sentido à Rua Cabo Harry Hadlich e a outra seguirá em direção à Domingos da Nova.

Procópio Gomes – Para a engenheira Luciana, a alteração será importante porque além de se ganhar tempo no semáforo, as mudanças não impedem o acesso à Rua Coronel Procópio Gomes. Mantém-se a possibilidade de utilizar a Rua Cabo Harry Hadlich que já está um tempo em mão única, onde existe um semáforo próximo à Verdureira da Raquel. Tem-se outras alternativas de rota, não necessariamente só a Rua Domingos da Nova.

Eliminação de gargalos – Andrade e Luciana adiantam que a ideia é começar a formar mais binários, mais ruas de mão única e com isso eliminar os gargalos no trânsito jaraguaense na área central da cidade. “Você não perde tempo parado em semáforos e dá segurança tanto para pedestres como para os carros, ciclistas, todos eles” defende o diretor de Trânsito. E nesse mesmo princípio da segurança, a Rua Cabo Harry Hadlich vai passar a ser mão única, entre a Rua Barão do Rio Branco e a Rua Walter Janssen. A Rua Ambrósio Pinter também terá sentido único, da rua Procópio Gomes em relação à Rua Cabo Harry Hadlich.

Para complementar as mudanças previstas no grupo, a Ferdinando Pradi, no trecho entre a Domingos da Nova e Guilherme Weege, também passa a ser mão única.

 

 

Grupo 2

Acesso à Vila Baependi – A segunda parte das alterações do trânsito envolvem principalmente as ruas Adélia Fischer e Max Wilhelm na Vila Baependi. Hoje, quem vem da Rua Procópio Gomes pode tanto virar à direita como seguir reto quando chega nas proximidades da Rua Reinoldo Rau. Com a mudança, o motorista só poderá fazer a conversão à direita na ponte Olavo Marquadt. A intenção é eliminar um dos três tempos de semáforo naquele ponto. “Quem quiser acessar a área central poderá usar a Rua Domingos da Nova e vir para a Reinoldo Rau, convergindo à esquerda. O número de veículos que fazem essa conversão é muito pequeno em relação ao montante de outros veículos. É um fluxo pequeno mesmo” justifica Andrade. A ponte continua no mesmo sentido que ela é hoje.

Rua Max Wilhelm – Uma das principais vias de ligação Centro/Baependi, a Rua Max Wilhem também vai inverter de sentido. Exemplo: hoje o motorista que vai para sede do Issem precisa virar à esquerda após passar pela ponte Olavo Marquardt. Após a mudança não haverá mais a conversão à esquerda. O objetivo é diminuir tempo no semáforo instalado nas proximidades do Hotel Harbor (antigo Etalan). O local tem um fluxo intenso de caminhões o que causa congestionamentos em horário de pico. Com a mudança, este trânsito mais pesado não vai subir pela Rua Adélia Fischer, mas sim pela Max Wilhelm, sentido Rua Fritz Bartel. Para acessar a Adélia Fischer terão duas faixas de acesso: uma antes e outra depois do posto de combustíveis.

Rua Adélia Fischer – Terá faixas nos sentidos Centro e o Czerniewicz. A Rua Adélia Fischer terá quatro faixas: duas de rolamento que vão direto para o bairro e duas que vem para o Centro. “Passando a ter um semáforo dois tempos. Porque hoje os fluxos que conflitam naquele ponto deixarão de existir. Teremos ainda algumas alterações de canteiros na frente do Bradesco e no posto (Cidade) para que o veículo que está vindo da Marechal Floriano tenha o trânsito totalmente livre”, adianta Luciana. A colocação de mais tachões deve dar mais segurança na travessia.

Rua Estheria Lenzi Friedrich – A inversão da Rua Estheria Lenzi Friedrich (rua do Colégio Evangélico Jaraguá) fará que ela não desça mais sentido a Rua Getúlio Vargas , mas sim suba em direção da Rua Epitácio Pessoa. Luciana Hartmann argumenta que a mudança foi sugerida por pais de alunos desta escola, assim, o desembarque das crianças vai ocorrer sem necessidade de travessia. Como a Estheria Lenzi é uma rua mais larga também seria possível fazer um bolsão de estacionamento ali. “Isso facilita que as pessoas estacionem seus veículos ali e resolvam, a pé, o que está mais próximo (comércio, bancos, por exemplo).

Mudança de faixas – Outra questão é que com as inversões haverá mais espaço para trocar de faixas, no caso dos carros. Antes, como a Rua Estheria Lenzi era mais próxima dava muita confusão de quem estava vindo da direita e pegava logo a pista da esquerda para poder acessá-la. “Nós passamos essa conversão para a rua do lado do shopping –Rua Emílio Carlos Jourdan – onde será eliminada a mão inglesa e vai passar a ser sentido único em direção à Rua Getúlio Vargas. Com isso, conseguimos ganhar um tempo de semáforo. Esse semáforo que está na descida da Rua Estheria Lenzi com a Getúlio Vargas será transferido para frente do shopping entre a Getúlio Vargas com a Emílio Carlos Jourdan passando assim a funcionar somente para pedestres. A medida, assegura Andrade, dará mais segurança no acesso ao próprio shopping.

Nível de serviço – Para essas alterações no trânsito local, foram feitas simulações contidas no Plano de Mobilidade Municipal. “Um dos critérios adotados foi uma escala internacional de nível de serviços que vai de A a F sendo A considerado excelente e F ruim ou péssimo. “Por meio desta escala constatamos que o nível de serviços próximo ao Hotel Etalan (atual Harbor) é F. Com a simulação que fizemos este trecho vai passar, no mínimo, para um D, ou um C. Ou seja, de ruim passará a aceitável”, emendou Andrade. Ele acrescenta ainda, dentro deste contexto, que o semáforo da Rua Procópio Gomes com a Domingos da Nova é hoje nível C, mas, com as mudanças, passará à nível A. “Os ganhos em relação ao nível de serviço de nossas vias serão significativos”.

 

Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul;