Espaço Cultural Prof. Dolcídio Menel é inaugurado no Legislativo

Na manhã desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul inaugurou o Espaço Cultural Professor Dolcídio Menel, uma galeria nas dependências do Legislativo jaraguaense que vai divulgar trabalhos de artesãos, artistas, escritores, historiadores, produtores, escolas e outras instituições de cunho cultural, histórico ou científico. O objetivo é valorizar a cultura local e fortalecer quem a produz. Para estrear o local, a Rede Feminina de Combate ao Câncer teve a oportunidade de realizar a exposição “Memória Rosa”, com produções que a entidade fez em suas diversas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e o de colo de útero.

O nome do Espaço Cultural homenageia o professor e vereador jaraguaense Dolcídio Menel, falecido em abril deste ano. O homenageado nasceu em Jaraguá do Sul, no bairro Nereu Ramos, no dia 20 de abril de 1936. Filho de Tomaz e Rosa Silveira Menel, foi formado em Pedagogia e iniciou sua carreira no magistério em março de 1957 na Escola Vitor Meirelles da Estrada Itapocu-Hansa. Também passou por diversas unidades de ensino, como a Escola Max Schubert, Escola Básica Holando Marcelino Gonçalves, Escolar Municipal Albano Kanzler, Colégio Estadual Abdon Batista, Colégio Sigma e Colégio Divina Providência.

Legislativo emitiu nota de pesar quando professor Dolcídio faleceu, em abril deste ano Foto: arquivo

Além de tudo isso, Dolcídio foi vereador de Jaraguá do Sul entre 1967 e 1971, sempre atuando na melhoria da Educação do município. Por conta disso, em 2015, o professor foi condecorado pelo Legislativo Municipal com a medalha de mérito Brasília Gastaldi Beltramini, que é dada àqueles que contribuíram de forma significativa com a Educação jaraguaense.

A proposta do Espaço Cultural tem autoria do presidente da Casa de Leis, Jair Pedri (PSD), que discursou no momento da inauguração. Para ele, o nome de Dolcídio Menel foi uma escolha fácil por conta de todo o trabalho que o educador desempenhou na cidade. O vereador recordou dos momentos em que pode desfrutar do convívio com Menel. “Era uma pessoa fácil de gostar. Um exemplo para toda a nossa cidade e mais ainda para nós vereadores”, ressaltou.

A filha do homenageado, Denise Menel, esteve presente na inauguração e afirmou que recebeu com surpresa a homenagem ao seu pai. Isso, relata ela, deixou a família toda muito emocionada.

“Ver que a Câmara teve essa preocupação de relacionar meu pai com um espaço que preserva cultura, beleza e conhecimento, nos emociona muitíssimo. E nós, a família, vamos ser sempre muito gratos à Câmara de Vereadores pela iniciativa”, salientou.

Denise agradeceu à homenagem prestada ao seu pai durante o descerramento da placa Foto: Tiago Rosário/CMJS

A presidente da Rede Feminina afirmou que foi uma honra ter sido a primeira entidade a ser convidada para expor na galeria e também explicou quais são as peças que estão presentes na exposição. “Tem um pouquinho da nossa história, tem as fotos das pacientes, tem o aconchego e o acolhimento que a Rede faz. Em nome da Rede Feminina eu agradeço pela oportunidade”, ressaltou.

As entidades e cidadãos que quiserem realizar uma exposição de sua obra no Espaço Cultural Prof. Dolcídio Menel pode entrar em contato através do e-mail recepcao@jaraguadosul.sc.leg.br ou realizar a inscrição presencial, que deverá ser protocolada na recepção da Câmara de Vereadores, no bairro Rau.

Exposição “Memória Rosa” é a primeira a decorar o Espaço Cultural Fotos: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Ordinária - 27/10/2022