Homenagem à COPAJAS por duas décadas de serviços

Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul prestou homenagem à Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (COPAJAS), aprovando por unanimidade uma moção de aplausos. O reconhecimento foi concedido pelos relevantes serviços prestados ao longo de duas décadas pela COPAJAS à comunidade rural.

Fundada em 17 de março de 2004 por um grupo visionário de produtores de leite descontentes com as condições do mercado, a COPAJAS emergiu com o objetivo de valorizar seus produtos e construir uma usina de beneficiamento de leite. Hoje, a cooperativa é composta por 52 associados, que são administrados por uma diretoria comprometida e ativa, com a participação vital do conselho fiscal, garantindo transparência e responsabilidade em sua gestão.

Desde sua fundação, a COPAJAS não apenas se dedicou à produção e comercialização de produtos agropecuários, mas também se empenhou na promoção do desenvolvimento sustentável das famílias rurais associadas e das comunidades locais. Além disso, desempenhou um papel crucial na inserção de seus produtos nos mercados convencionais, contribuindo significativamente para a economia local e regional.

Expandindo suas atividades, a COPAJAS passou a atender o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo a presença dos produtos da agricultura familiar no mercado institucional. Em 2016, a cooperativa inovou com o projeto CondoCooper, estabelecendo parcerias para ocupar um espaço previamente abandonado, demonstrando assim sua visão empreendedora e compromisso com o desenvolvimento local.

Além disso, a COPAJAS demonstrou uma postura proativa na resolução de desafios, como a reivindicação por tratores adequados para a produção de hortaliças e a contratação de mais agrônomos para melhor atender aos produtores, visando sempre o aprimoramento e a sustentabilidade da agricultura local.

A moção foi entregue à gestora da cooperativa, Ivanete de Souza, que usou a tribuna da Casa de Leis para falar sobre as atividades da entidade.