Inscrições para Vereador Mirim 2022 abrem no dia 18 de outubro

A presidente da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, Maria Carolini Maes (EMEB Marcos Emillio Verbinnen), na manhã desta quinta-feira (7), participou da sessão dos vereadores adultos para divulgar o lançamento do edital que dispõe sobre as regras de seleção das 11 escolas que vão participar do Programa Vereador Mirim em 2022. As inscrições serão abertas no próximo dia 18 e vão até o dia 29 de outubro.

Em 2022, os vereadores mirins deverão ser estudantes do 6° ao 9° ano – que são o público alvo do projeto – e do período matutino, já que as atividades do programa vão acontecer nas tardes das quartas-feiras.

Poderão se inscrever no programa escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. Para esta edição do Programa, haverá uma novidade em relação à proporcionalidade das vagas. Das 11 cadeiras mirins, seis delas deverão ser ocupadas por escolas municipais, três por escolas estaduais e duas por colégios particulares. As unidades de ensino que não participaram do Vereador Mirim em 2021 terão prioridade na seleção. Depois disso, caso ainda haja mais escolas do que vagas remanescentes, será realizado um sorteio no dia 3 de novembro para saber qual instituição fará parte da legislatura mirim do ano que vem.

Após essa definição, as escolas terão que realizar os processos de seleção, que podem ser eleições diretas ou indiretas, concurso de redação ou oratória, análise curricular ou qualquer outro método que a instituição preferir.

Maria Carolini Maes destacou que, até este ano, 33 escolas jaraguaense já fizeram parte da história do Vereador Mirim e também compartilhou a sua visão sobre as atividades que ela desenvolveu no Programa durante o ano. “Nós estudantes temos a consciência que conhecer mais sobre a política e debater as necessidades da comunidade nos ajuda a exercer de forma mais consciente a nossa cidadania”, ressaltou.

As instituições interessadas em participar deverão se inscrever no site da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, no endereço jaraguadosul.sc.leg.br. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta procurar o setor de Programas e Ações Institucionais do Legislativo pelo telefone (47) 3307-3230 ou pelo e-mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br.

Confira o edital de lançamento do Vereador Mirim 2022:

Download (PDF, Unknown)

Confira a sessão: