Sistema Digital diminui quantidade de impressões no Legislativo

No final do mês de maio de 2021, a Câmara de vereadores de Jaraguá do Sul aprovou a implantação do Sistema Legislativo Digital (SLD). Em 2 de julho ele passou a funcionar em sua integralidade, com todo o processo legislativo sendo realizado de forma 100% digital, inclusive a comunicação realizada entre a Câmara e o Gabinete do Prefeito. A partir da mudança, todo o processo de tramitação dos projetos de lei e de outras matérias no órgão passou a ser realizado através do software, o que diminuiu a necessidade de impressões de vários documentos. Os vereadores e seus assessores tiveram acesso a todo o trâmite das propostas na palma da mão, através do aplicativo Legislador, podendo inclusive assinar as matérias com suas assinaturas digitais.

Os resultados da economia proporcionada pelo Sistema já apareceram logo no primeiro mês de funcionamento. Em julho de 2021, foram feitas 5.998 impressões na Câmara Municipal jaraguaense, número abaixo do que era registrado antes do software entrar em funcionamento. Em junho de 2021, por exemplo, um mês antes da implantação do SLD, foram feitas 6.967 impressões. Outros meses de 2021 também ficaram acima:

• Janeiro: 6.344 impressões;
  • Fevereiro: 8.421 impressões;
  • Março: 9.113 impressões;
  • Abril: 6.956 impressões;
  • Maio: 8.873 impressões;

Porém, esses números representam todas as impressões feitas pelo Legislativo, envolvendo todos os setores do órgão, como o Administrativo, a Comunicação e o Financeiro. Se forem levados em conta apenas os setores que trabalham diretamente com o processo legislativo e que foram diretamente afetados pela mudança para o Sistema Digital – como os gabinetes dos vereadores, a Gerência de Atos Legislativos e a Procuradoria Jurídica – percebe-se que os números são ainda mais díspares. Em julho de 2021, foram 2.562 impressões realizadas por esses setores. Só para se ter uma ideia, em maio de 2021 esse número foi quase o dobro: 5.092. E outros meses também não foram muito diferentes:

• Janeiro: 2.179 impressões;
  • Fevereiro: 4.806 impressões;
  • Março: 4.932 impressões;
  • Abril: 3.243 impressões;
  • Maio: 5.092 impressões;
  • Junho: 3.343 impressões;
Projetos de lei, indicações, moções, resoluções e outras matérias não precisarão mais serem impressas na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Se o mês de julho de 2021 for comparado aos julhos de 2020 e 2019 também será notada a diferença – ainda considerando apenas os setores que trabalham diretamente com o SLD:

• Julho de 2021: 2.562 impressões;
  • Julho de 2020: 3.494 impressões (ano atípico por conta do início da pandemia de coronavírus);
  • Julho de 2019: 6.605 impressões;

Em outros meses desses anos também é possível notar a disparidade na tiragem de cópias em folha sulfite. Durante todo o ano de 2019, um total 139.951 folhas foram impressas no órgão – considerando, desta vez, todos os setores da Casa de Leis – uma média de 11.662 por mês, bem distante das 5.998 registradas em julho de 2021. Em 2020, foram 82.532 impressões – média de 6.877 por mês.

O presidente do Legislativo, vereador Onésimo Sell (MDB), ressaltou que é visível a economia que a mudança está causando dentro da Casa. “Nós reduzimos os custos com impressões e hoje é feito tudo digitalmente (na tramitação de projetos de lei), desde a comunicação no Gabinete do Prefeito com a Câmara de Vereadores e também os gabinetes dos vereadores. É gratificante implantarmos um sistema desses e já estarmos colhendo em muito pouco tempo grandes resultados como esse”, destacou.

Assim como os vereadores, a população também pode conferir o trâmite dos projetos de lei que passam pela Câmara Municipal de Jaraguá do Sul pelo Legislador, basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais em seu celular:

IOS: https://apps.apple.com/br/app/legislador/id1477664669

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.legislador&hl=pt