Inscrições para Vereador Mirim abrem nesta segunda-feira

As inscrições para o Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul serão abertas nesta segunda-feira (18) e vão até o dia 29 de outubro. As escolas interessadas em participar deverão preencher o formulário que será disponibilizado no site da Câmara Municipal, no endereço jaraguadosul.sc.leg.br.

O Vereador Mirim é um projeto que promove a interação entre o Poder Legislativo Municipal e a comunidade escolar jaraguaense, levando conhecimentos sobre o papel do vereador e dos demais poderes da República aos jovens, contribuindo, dessa forma, para o entendimento dos aspectos políticos da nossa sociedade. Durante o ano, os vereadores mirins realizam sessões legislativas, assim como os vereadores adultos, discutindo e levando ao conhecimento das autoridades questões relacionadas ao seu cotidiano e à sua comunidade. Entre as atividades estão reuniões com vereadores, deputados, prefeitos, palestras, encontros regionais e nacionais de vereadores mirins, entre tantas outras.

Em 2022, os vereadores mirins deverão ser estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental – que são o público alvo do projeto – e do período matutino, já que as atividades do programa vão acontecer nas tardes das quartas-feiras.

Poderão se inscrever no programa escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. Para esta edição do Programa, haverá uma novidade em relação à proporcionalidade das vagas. Das 11 cadeiras mirins, seis delas deverão ser ocupadas por escolas municipais, três por escolas estaduais e duas por colégios particulares. As unidades de ensino que não participaram do Vereador Mirim em 2021 terão prioridade na seleção. Depois disso, caso ainda haja mais escolas interessadas do que vagas remanescentes, será realizado um sorteio no dia 3 de novembro para saber qual instituição fará parte da legislatura mirim do ano que vem.

Após essa definição, as escolas terão que realizar os processos de seleção, que podem ser por meio de eleições diretas ou indiretas, concurso de redação ou oratória, análise curricular ou qualquer outro método que a instituição preferir.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta procurar o setor de Programas e Ações Institucionais do Legislativo jaraguaense pelo telefone (47) 3307-3230 ou pelo e-mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br.

Confira o edital completo do Vereador Mirim 2022:

Download (PDF, Unknown)