Mais de R$ 32 mi para Educação passaram pela Câmara no 1° semestre

No primeiro semestre de 2021, uma das áreas que mais movimentou a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul foi a da Educação. Foram 23 projetos de lei que autorizaram o Executivo do município a investir no total mais de 32 milhões de reais em compra de material didático, de informática, recursos para as associações de pais e professores, reformas, ampliações e até construções de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Foram exatos R$ 32.355.221,00 aprovados pelos vereadores jaraguaenses nos primeiros seis meses.

O maior valor veio de um PL que destinou R$ 7.369.467,67 para ampliação e reforma da EMEB Albano Kanzler, no bairro Nova Brasília. A quantia foi considerada bastante alta pelos parlamentares e, por conta disso, eles realizaram uma reunião com a secretária de Educação, Ivana Atanásio, e com a arquiteta responsável pelo projeto, Eliziana dos Reis, para entender os detalhes da obra. Elas explicaram que os trabalhos devem durar dois anos e meio e serão realizados por etapas, com cerca de 70% do telhado da escola trocado por telhas sanduíches, toda a cobertura para a quadra de esportes substituída e toda a rede elétrica trocada. Além disso, todos os pisos serão nivelados para melhor acessibilidade das pessoas com deficiência, o pátio da escola receberá drenagem e uma subestação de eletricidade será construída em frente à escola. As instalações respeitarão as normas da ABNT e contarão com material antichamas. A secretária chegou a afirmar que até mesmo a demolição do prédio foi cogitada, mas descartada posteriormente.

Projeto de reforma da escola Albano Kanzler

Outros valores bastante altos foram aprovados no primeiro semestre de 2021, como os mais de R$ 6,5 milhões para construção de dois CMEIs: um no bairro Três Rios do Sul e outro no bairro Rio Cerro II. Os dois Centros de Educação Infantil eram requisitados pelas duas comunidades há muito tempo e por vezes os assuntos foram discutidos na Câmara de Vereadores, um deles chegando inclusive a ser tema de moção de apelo dos vereadores mirins.

Projeto de construção de CMEI no bairro Rio Cerro II

Outro Centro que recebeu atenção especial do Poder Público neste ano foi o CMEI Rita de Cacia Ramos da Silva de Quadra, no bairro Czerniewicz, antigo Dente de Leite. O local, comprado pela Prefeitura em 2019, recebeu no 1° semestre deste ano R$ 1.242.033,96 para ampliação e R$ 1.682.496,44 para reforma do prédio. No geral, todas as escolas e CMEIs de Jaraguá do Sul receberam algum tipo de intervenção para melhorias em suas instalações:

• R$ 555 mil para reforma da EMEB Anna Töwe Nagel e ampliação da EMEB Ribeirão Cavalo;
  • R$ 1,675 milhão para reformar a EMEB Ribeirão Cavalo;
  • R$ 250 mil para reforma da EMEB Antônio Estanislau Ayroso;
  • R$ 157 mil para reformar a E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch;
  • R$ 355 mil para ampliação a EMEB Luiz Gonzaga Ayroso;
  • R$ 30 mil para reformar o CMEI Gertrudes Kanzler;
  • R$ 112 mil para reforma da E.M.E.B. Maria Nilda Salai;
  • R$ 1,07 milhão para reforma e ampliação da EMEB Professor Henrique Heise;
  • mais R$ 1,06 milhão para reforma de 30 escolas;
  • e ainda R$ 1 milhão para reforma dos 31 CMEIs do município.

Esses trabalhos envolvem troca de pisos, consertos elétricos, troca nos encanamentos, nos telhados e nas calhas, pintura de paredes, substituições de vidros quebrados, conserto de depredações nos prédios, substituições de lâmpadas queimadas, manutenção nas tubulações de gás e nas caixas d’água.

Outros investimentos ainda foram feitos em compras de materiais que darão condição necessária para andamento das atividades na Educação. Por exemplo, quase seis milhões – exatos R$ 5.955.054,00 – foram investidos na compra de equipamentos de informática, móveis e outros equipamentos para as escolas e CMEIs. Mais 2,5 milhões de reais foram autorizados para manutenção patrimonial das unidades. Esses investimentos envolvem compra de mesas para os professores, armários, guarda volumes, arquivos de aço com gavetas, cadeiras fixas e giratórias, gaveteiros fixos e eletrodomésticos como geladeiras, fogões industriais, freezer, forno elétrico, liquidificadores, lavadora de roupas e bebedouros.

Teve também outros R$ 500 mil que foram destinados para associações de pais e professores (APPs) de escolas de Ensino Fundamental e R$ 250 mil para APPs de CMEIs, que irão investir os recursos em atividades educacionais que ajudem na qualidade do ensino das unidades.

A população pode conferir todos esses projetos no site da Câmara de Vereadores em jaraguadosul.sc.leg.br. Todas as terças e quintas-feiras, às 9h30, há sessão no Legislativo de Jaraguá do Sul. Nessas sessões, vários outros projetos de lei são apreciados, discutidos e votados pelos vereadores do município. Para assistir às sessões é só ir à página da instituição em facebook.com/camarajaraguadosul ou no canal do Youtube.