Mirim quer informações sobre projetos de combate às drogas

Em sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira (14), a vereadora mirim Alyne Nunes de Lima (EMEB Atayde Machado) fez um requerimento endereçado à Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul. No documento, ela solicita à pasta informações acerca de projetos de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. O principal motivo para o requerimento foi o fato de as atividades realizadas pela Polícia Militar através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estarem paradas devido à pandemia de coronavírus.

Alyne argumenta que o consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, não escolhendo religião ou nível social para se fazer presente. “Está presente em todos os lugares e realidades desde muito tempo”, frisa. Para a estudante, as ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora de contexto, mas sim dentro de uma prática pedagógica abrangente. A jovem parlamentar lembra que o ambiente escolar é bastante visado por traficantes e está sempre à mercê de suas investidas.

Matéria parecida também já foi tratada pelos vereadores adultos, quando o plenário da Casa de Leis aprovou uma moção de apelo da vereadora Nina Santin Camello que pedia ao Governo de Santa Catarina a volta das atividades do Proerd. Na ocasião, Nina advertiu que muitas crianças passarão pela escola sem ter a oportunidade de ter contato com o Programa e que, para ela, o Proerd é muito importante na formação dessas crianças e adolescentes.

O requerimento da mirim foi aprovado por unanimidade e enviado à secretária Ivana Atanásio Dias.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 14/07/2021