Moção pede a retomada de trecho do transporte público no Boa Vista

Nesta quinta-feira (3), foi aprovada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul uma moção de apelo que pede a retomada do percurso completo da linha 730 do transporte coletivo urbano, que vai do Terminal Urbano, no Centro, até os bairros Boa Vista e Águas Claras. A moção é de autoria de Nina Santin Camello (Progressistas) e Osmair Gadotti (MDB).

Os parlamentares relatam que, com a nova licitação do transporte público de Jaraguá do Sul, alguns itinerários foram reduzidos, o que desassistiu a muitos usuários. Antes da mudança, os ônibus que trafegavam na linha 730 seguiam até o final da Rua Domingos da Rosa, no encontro com o início da Estrada JGS 8453 – Hilda Spézia. Agora não mais. Os vereadores advertem que o trecho suprimido tem aproximadamente 1.500 metros, é íngreme e de difícil acesso. Por conta disso, é necessário um transporte público que atenda aos moradores do local. Nina e Gadotti alertam que, dentre esses munícipes, há idosos, crianças, grávidas, mães com filhos de colo e deficientes físicos que dependiam do transporte coletivo para subir o trecho e chegar a suas residências.

Os autores da moção lembram que o transporte público é uma atividade essencial e um direito social previsto na Constituição Federal. No ano passado, Nina também fez uma indicação com o mesmo pedido ao Executivo. Desta vez, ela sugeriu ao presidente do Legislativo jaraguaense, Jair Pedri (PSD), a realização de uma visita, junto a secretários da Prefeitura, ao Boa Vista para conhecer a realidade dos moradores, assim como foi feito na visita às obras da EMEB Albano Kanzler no início de 2022. “Só quem sobe o Morro da Boa Vista sabe das dificuldades”, salientou.

“Não se usa ônibus porque se gosta. Usa-se o ônibus porque é uma necessidade. Principalmente no interior do município, nos locais mais afastados, as pessoas têm muita necessidade do transporte coletivo. Se você tem um braço ou uma mão doente, na verdade todo o corpo sente. Então precisamos criar empatia, pois, se tem uma parte da sociedade que não é atendida, toda ela sofre”, argumenta Gadotti.

A moção foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e enviada ao Paço Municipal para análise.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 03/02/2022