NOTAS – Asfalto em 38 ruas, região metropolitana e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (12) na Câmara Municipal.

RESPOSTAS DO LÍDER DE GOVERNO

O líder de governo, Pedro Garcia (PMDB), trouxe respostas a indagações feitas pelo vereador Arlindo Rincos (PSD) na última sessão. Sobre a reunião que Rincos solicitou com o prefeito Antídio Lunelli para tratar do reajuste salarial dos servidores públicos, Garcia afirmou que ela deve ocorrer na próxima semana. Rincos pretende buscar um reajuste salarial maior do que os 2,07% oferecido pela Prefeitura.

Sobre a falta de material de trabalho na Prefeitura, apontada por Rincos, Garcia explicou que a única ferramenta de trabalho que está em falta são os aventais utilizados para realizar lavagens de muros e calçadas. Todo o resto está em dia. Garcia relata que a falta se deu por conta do encerramento do contrato com a empresa que fornece os equipamentos, mas assegurou que uma nova licitação já está em andamento e que a situação deve ser restabelecida em breve.

ASFALTO PARA 38 RUAS

Garcia também comemorou o anúncio da pavimentação de 38 ruas feito pela Prefeitura nesta quinta-feira (12). Conforme Garcia, esse foi um dia histórico para a cidade. Serão R$ 20 milhões repassados pelo Badesc e, segundo ele, os empenhos para o início das obras já foram assinados.

REUNIÃO COM PROCURADOR

Eugênio Juraszek (PP) ressaltou a reunião que teve com o procurador geral do município, Benedito Noronha, para tratar do combate à pichação na cidade e também sobre seu projeto “Adote um Verde”.

Segundo Juraszek, sobre a pichação o procurador afirmou que a única preocupação é com relação à fiscalização. Em outros municípios a essa fiscalização é feita por guardas municipais e em Jaraguá essa é uma questão a ser equacionada. Juraszek pretende apresentar uma lei que imponha multa aos pichadores.

Sobre o programa “Adote um Verde”, que visa revitalizar as áreas verdes da cidade sem oneração ao Poder Público e com a adoção de locais arborizados pela iniciativa privada, o vereador afirmou que o projeto deve ficar pronto ainda este ano e alguns encaminhamentos já foram dados nesta reunião.

FISCALIZAÇÃO EM CANCHAS

Ademar Winter (PSDB) reclamou, na tribuna do Legislativo, da fiscalização feita pela Prefeitura em canchas de bocha. O parlamentar salienta que nunca viu uma implicância tão grande com essas áreas de lazer. Winter também lembrou que os impostos sobre as canchas aumentaram demasiadamente e citou o exemplo de uma em que o IPTU subiu de R$ 200 para R$ 900.

LINHAS DE ESTÍMULO

Jackson de Ávila (PMDB) fez uma indicação para que o setor municipal de Trânsito retire as linhas de estímulo implantadas na Rua José Narloch no bairro Tifa Martins. Segundo ele, os moradores estão reclamando muito do barulho que as linhas fazem, principalmente durante a noite. Ávila sugere que essa sinalização seja feita de forma eletrônica.

MUDANÇAS NAS CALÇADAS

Ávila também afirmou ter recebido uma carta de entidades representativas de Jaraguá do Sul como Acijs, Apevi, CDL e Associação dos Engenheiros manifestando contrariedade aoprojeto de lei complementar n° 1/2018. O projeto permite que os rebaixos de guias para o acesso a imóveis industriais, comerciais e prestadores de serviços tenham as guias com o rebaixo na sua totalidade. O vereador afirmou que está ciente de sua posição e que já conversou com vários comerciantes da cidade sobre o assunto. Ávila salienta que esses lojistas veem sofrendo há muito tempo por conta da atual legislação que não permite o rebaixo em sua totalidade. Por fim, o parlamentar assegurou que seu gabinete está aberto para o diálogo e que todos serão bem-vindos para tratar sobre o assunto.

BURACO NA AFFONSO NICOLUZZI

Arlindo Rincos (PSD) pediu ao Executivo que fizesse o reparo do buraco na Rua Affonso Nicoluzzi no bairro Água Verde, próximo à universidade Católica. Ele afirma que a cratera já se encontra em estado avançado.

REGIÃO METROPOLITANA

O presidente Anderson Kassner (PP) relatou a conversa que teve com o antigo prefeito de Curitiba e atual superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis, Cássio Taniguchi, na última segunda-feira (9). Segundo Kassner, o superintendente concordou com a posição do município de Jaraguá do Sul em não fazer parte da Região Metropolitana de Joinville, recentemente criada. Os problemas elencados por ele foram vários como a dificuldade em conseguir ser atendido nos pleitos perante o governo do estado. Kassner foi um dos defensores da não entrada do município nesta região metropolitana. O vereador afirmou que está feliz por ter feito a escolha certa. Segundo ele, a Amvali e a Avevi são entidades que podem ser mais eficientes na conquista de demandas para os municípios da região.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=s6IXQHQyvVY