NOTAS – Ciclovia, lombadas e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal.

DIA DO DOADOR DE SANGUE

Celestino Klinkoski (PP) e Eugênio Juraszek (PP) destacaram o Dia Mundial do Doador de Sangue celebrado neste 14 de junho. Klinkoski alertou que os bancos de coleta ainda são muito baixos no país e ressaltou que esta data serve para conscientizar a população sobre a importância do ato de doar.

Juraszek salientou que a doação de uma pessoa pode ajudar até quatro pessoas e lembrou da lei 7.329/2016, de sua autoria, que estabelece isenção de taxa de inscrição em concursos públicos em Jaraguá do Sul para doadores de Medula Óssea. Para ele, a doação é um gesto nobre.

MELHORIAS NO SANTA LUZIA

Eugênio Juraszek também apresentou três indicações que pedem melhorias no bairro Santa Luzia: a primeira solicita a pintura das cabeceiras da ponte da Rua Waldemar Gumz, outra para a realização de roçagem na área de lazer da Rua Neura Maria Prestini e a última para o conserto do guard rail no encontro das ruas Arthur Ropelato e Carlos Frederico Ramthum. Juraszek teme que, por falta de representatividade nos poderes públicos, o bairro seja esquecido pela Administração Municipal.

6 KM DE CICLOVIA

Pedro Garcia (PMDB) agradeceu à Diretoria de Trânsito pela implantação dos 6 km de ciclovia nas ruas Prefeito José Bauer e Cesare Valentini no bairro Três Rios do Sul. O parlamentar afirma que em breve também serão colocados os tachões para a proteção dos ciclistas.

FAIXA ELEVADA NA 25 DE JULHO

Pedro Garcia ainda comentou sua indicação legislativa que pede para que o Executivo implante uma faixa elevada na Rua 25 de Julho, no bairro Vila Nova, em frente ao Centro Educacional Dom Bosco. Ele alerta que no local já houve vários acidentes e que os moradores já fizeram um abaixo assinado para que providências fossem tomadas pelo poder público.

PISTA OLÍMPICA

Jaime Negherbon (PMDB) elogiou o término das reformas na Pista de Atletismo do bairro Tifa Martins. O vereador destacou a iluminação que permite que a pista seja utilizada à noite e as demais instalações do local. “Realmente muito bonito, é um modelo para Santa Catarina”, enalteceu.

AGILIDADE NAS LOMBADAS

Arlindo Rincos (PSD) sugeriu ao Executivo que aproveitasse o momento em que as ruas da cidade estiverem sendo asfaltadas para a implantação de lombadas e faixas elevadas. Na sessão passada, o vereador Eugênio Juraszek aconselhou que a Prefeitura fizesse lombadas de concreto armado para dar maior economia aos cofres do município. Rincos lembra que neste momento há algumas obras de pavimentação sendo realizadas na cidade e que mais ruas serão asfaltadas em breve. Para ele, será mais econômico se essas lombadas fossem feitas durante esse processo de pavimentação, aproveitando o material que já está no local.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=4nmazqc2oUo