NOTAS DA CÂMARA – Bases de asfalto, audiência da Saúde e ciclovias

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (27) na Câmara Municipal.

LUTO POR CARLOS RIBEIRO

O vereador Jaime Negherbon lamentou a morte de Carlos Alberto Ribeiro, de 52 anos, frequentador assíduo das sessões da Câmara de Vereadores. Carlos Ribeiro faleceu nessa segunda-feira (26) vítima de câncer. Negherbon afirmou que a notícia foi triste para os parlamentares, já que todos o conheciam. “Desde a primeira vez que fui vereador ele estava aqui. Nos ajudava muito dando dicas, sugestões de projetos e de indicações, sempre muito voluntarioso”, enalteceu.

Marcelindo Gruner também mandou condolências à família e salientou o caráter prestativo de Ribeiro.

BASE DE ASFALTO

Arlindo Rincos teve acesso, através do presidente Anderson Kassner, ao projeto das obras de pavimentação das ruas Waldemar Rau, Augusto Demarchi e Prefeito José Bauer nos bairros Rau e Três Rios do Sul. Segundo ele, o projeto diz que a base e a sub-base do asfalto dessas vias deve ser feito de macadame. Mas Rincos afirma que tem dúvidas se essa é a forma correta de fazer a obra. Ele assegura que, se caso o asfalto apresentar problemas nos próximos 5 anos, irá cobrar da Prefeitura a explicação e a solução dos defeitos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE

Marcelindo Gruner comentou a audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde que ocorreu na tarde desta terça-feira (27) na Câmara de Vereadores. Gruner ressaltou os R$ 171 milhões investidos durante o ano de 2017, 27% do orçamento municipal, muito acima dos 15% exigidos pela legislação. O parlamentar admite que ainda há muitas coisas a serem corrigidas, mas faz uma ressalva pelo mal momento econômico vivido pelo país nos últimos anos. Para ele, a crise financeira e o desemprego fizeram com que muita gente migrasse do plano de saúde privado para o SUS e sobrecarregasse o sistema público. Mas a expectativa dele é que com novas ações o setor melhore já em 2018.

Eugênio Juraszek diz-se satisfeito com a notícia de que o posto de saúde no bairro Jaraguá 84 vai ser reaberto depois de três anos. Juraszek lembra que a região é habitada por pessoas muito carentes e que precisam de cuidados. “É um belo presente para a nossa comunidade”, celebra.

INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE OBRAS

Jackson de Ávila pediu ao presidente do Legislativo, Anderson Kassner, que colocasse na pauta da próxima sessão na quinta-feira (1°) o projeto de lei n° 24/2018 que pretende tornar obrigatório o repasse de informações da Secretaria de Obras e Serviços Públicos a cada 15 dias aos vereadores por meio eletrônico. O objetivo do projeto é dar mais transparência às ações da pasta. Ávila argumenta que uma das principais funções dos vereadores é a de fiscalizar e esse projeto visa justamente facilitar essa fiscalização. “Além disso, vamos deixar de ocupar o tempo da sessão com esses pedidos de informação sobre obras e vamos utilizá-lo para outras coisas mais produtivas”, conclui.

MELHORIAS EM CICLOVIA

Anderson Kassner comentou suas indicações que pedem ao Executivo melhorias na ciclovia que liga os bairros Vila Lenzi e Vila Lalau. Ele lembrou que o município está preste a ser contemplado com a ciclovia do trabalhador, um investimento de R$ 12 milhões e que é muito esperada pela comunidade. Mas, conforme Kassner, é preciso dar mais segurança aos ciclistas e isso se começa fazendo a manutenção das vias que já existem. O vereador pede que problemas estruturais como pavimentação com defeito, mato alto e buracos sejam resolvidos. Kassner assegurou que irá fazer o mesmo trabalho com outras ciclovias em outros bairros.

PISTA DE SKATE NO 84

Eugênio Juraszek também comentou sua indicação que pede a construção de uma pista de skate no bairro Jaraguá 84. Ele alega que há uma demanda grande por áreas para a pratica de skate na cidade. Juraszek afirma que muitos jovens saem dos bairros Jaraguá 84, Barra do Rio Cerro, Garibaldi e redondezas para andar de skate em locais do Centro da cidade, como o Ginásio Arthur Müller. O parlamentar ainda afirma que a manutenção de uma pista de skate custa menos que a de um parquinho.

Marcelindo Gruner fez coro ao vereador e disse que é preciso diversificar o lazer em Jaraguá do Sul, para desta forma dar outras alternativas para a juventude se divertir.

COMBATE AO MARUIM

Juraszek também agradeceu a todas as autoridades que se fizeram presentes na reunião promovida pela Amvali sobre o combate ao maruim. A reunião serviu para debater questões sobre as pesquisas que estão sendo realizadas para o desenvolvimento de um defensivo agrícola e um repelente natural ao mosquito. Uma das principais questões é sobre o local onde será dado continuidade a essas pesquisas. Segundo Juraszek, o local mais provável que será cedido pela Prefeitura é a antiga fábrica de leite, localizada no Garibaldi. Conforme seu relato, a nova estrutura vai dar mais segurança aos pesquisadores e aos maquinários que serão adquiridos. “Fazia tempo que estávamos namorando esse laboratório e que queríamos que ele viesse para cá”, revelou. Segundo o vereador, ainda serão investidos cerca de R$ 400 mil nos equipamentos que serão utilizados nas pesquisas. Ele ainda alerta que essa verba deve vir através de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=YSxxy6_ooDM