NOTAS DA CÂMARA – Energia Limpa, asfalto e Pequeno Agricultor

Esses foram alguns assuntos abordados na sessão desta quinta-feira (27) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul:

VERBA FEDERAL PARA PROJETOS

O vereador Celestino Klinkoski observou que o Governo Federal vai liberar em breve R$ 2,7 bilhões para projetos das prefeituras. Os recursos, que serão liberados através do Ministério das Cidades, são para projetos de mobilidade urbana, resíduos sólidos, iluminação pública e de água e esgoto. Klinkoski afirmou que é importante que o município esteja preparado para buscar essas verbas com bons projetos e pessoas influentes que possam obter êxito nessa busca.

PATROLAMENTO

Celestino Klinkoski também comentou suas indicações de patrolamento e macadamização das ruas Henrique Lenz e Erich Harchen no bairro Rio Cerro I e Wolfgang Weege, próxima ao Parque Malwee. Com a volta ao horário normal da Prefeitura, o vereador espera que esses trabalhos sejam agilizados.

ENERGIA LIMPA

Eugênio Juraszek afirmou que o projeto Energia Limpa já está dando resultado. O projeto é uma iniciativa do parlamentar junto à Celesc, Defesa Civil e Fujama. O intuito é promover podas e derrubadas de árvores que estão afetando o serviço de iluminação pública, ocasionando quedas de energia em função do mau tempo. O projeto piloto aconteceu no bairro rio da luz. Juraszek ressaltou que até agora, em todas os vendavais que aconteceram neste período, nenhuma ocorrência deste tipo foi registrada.

PEQUENO AGRICULTOR

Marcelindo Gruner ressaltou sua indicação n° 778 que pede estudos sobre a viabilidade de execução do projeto “Pequeno Agricultor” no município. O projeto, enviado em minuta junto à indicação, visa conscientizar jovens sobre temas relacionados a agricultura. “Deveríamos dar um pouco mais de atenção a esses assuntos, como, por exemplo, a preocupação com a utilização do agrotóxico, a conservação ambiental e o êxodo rural. Os jovens praticamente abandonaram a agricultura e precisamos resgatar esse espírito neles.