NOTAS DA CÂMARA – Transplantes em hospital, vagas em creches e poda de árvores

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (08) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

MANUTENÇÃO EM PONTE

Eugênio Juraszek comunicou que a Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura está realizando a manutenção da ponte que dá acesso à antiga usina de leite no bairro Garibaldi. Os serviços começaram nesta quinta-feira (08). Segundo o vereador, o acesso ficará interrompido por dois dias. Durante a manutenção, a rota alternativa será feita pela ponte do Santo Estevão.

HABILITAÇÃO PARA TRANSPLANTES

Isair Moser parabenizou o hospital São José e a todos que se envolveram na habilitação da entidade para transplante de rim e fígado. A habilitação foi dada pelo Ministério da Saúde. Moser classificou como uma conquista para a comunidade.

HOMENAGEM

Anderson Kassner agradeceu à homenagem que os demais vereadores fizeram à lembrança de sua sogra, Asta Strelow Doge, falecida na última terça-feira (06). “Asta foi como uma mãe para mim. Ainda que com todas as dificuldades, sempre ajudava as pessoas, mesmo com o filho dela que tinha problemas de saúde, além de cuidar do pai e da mãe. Ela foi um exemplo de vida”, homenageou.

MAIS SAÚDE

Jackson de Ávila avisou que no próximo sábado (10) o shopping center de Jaraguá do Sul receberá a segunda edição do evento Mais Saúde Jaraguá. A ação começa às 14h e vai abordar questões relacionadas a gestantes. No dia serão ofertadas palestras com vários profissionais como psicólogos, bombeiros, pediatras entre outros. “Quem quiser inscrever-se para participar do evento é só ligar no telefone 3376-4515”, alertou.

MOÇÃO POR RECAPEAMENTO

Jackson de Ávila também comentou a moção de apelo n° 14/2017 aprovada durante a sessão. Ele relatou que durante suas viagens pela rodovia SC-108 viu muitos acidentes e carros parados por conta das más condições do asfalto. Marcelindo Gruner, Anderson Kassner e Eugênio Juraszek fizeram coro às reclamações de Ávila e questionaram a qualidade das operações de tapa-buraco. Na visão dos parlamentares, o trabalho deve ser de recapeamento, com a retirada da camada do asfalto prejudicada e a colocação de outra.

VAGAS EM CRECHES

Arlindo Rincos voltou a reclamar da falta de vagas em creches em Jaraguá do Sul. O vereador relatou ter visitado o CMEI no Três Rios do Sul e, ao constatar as condições precárias do local, ter conversado com o secretário da Educação, Rogério Jung, para que o Executivo construa uma nova CMEI naquele bairro. Segundo Rincos, o secretário garantiu que fará esforço para encontrar uma solução para o problema.

O presidente da Câmara, Pedro Garcia, lembrou que havia duas creches que estavam com o orçamento pronto do Governo Federal, ainda em 2014, para atender a 250 crianças, uma delas seria no bairro Três Rios do Sul. “Arrumamos o terreno e esperamos o dinheiro, mas no início de 2016 o Governo Federal disse que a verba não viria mais. Caso não venha mesmo, a Prefeitura vai buscar outras soluções”, afirmou.

Anderson Kassner ainda alertou que talvez não seja uma questão de construir novos CMEIs, mas de comprar vagas nas creches particulares. Segundo o parlamentar, o custo com essas vagas seria a metade do valor gasto nas creches municipais.

MUTIRÃO PARA PODA DE ÁRVORES

Marcelindo Gruner contou que conversou com o gerente regional da Celesc em Jaraguá do Sul, Luiz Melro, para questioná-lo sobre as frequentes quedas de energia, em especial no bairro Rio Molha. Ao vereador, Melro explicou que o problema decorre das quedas de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, fato que já há algum tempo tem causado transtornos. No início de 2016 o vereador Eugênio Juraszek já havia realizado trabalho de mutirão no Rio da Luz para a poda desses galhos sobre a fiação. A Gruner, o gerente recomendou o mesmo trabalho, numa parceria da Celesc com a Defesa Civil e a comunidade.