População e servidores apontam problemas nas unidades de saúde

Uma das visitas foi ao posto de saúde da Vila Lenzi

Os vereadores Eugênio Juraszek, João Fiamoncini e Jocimar de Lima vistoriaram, nesta manhã, 4, sete postos de saúde do município. Além de confirmar, in loco, os problemas apontados pela população usuária, as visitas foram uma oportunidade para ouvir as dificuldades vivenciadas também por servidores das unidades.

Por exemplo, pelo fato de que a população abrangida é muito superior à estrutura física e equipe de profissionais disponibilizados. Esta situação foi verificada em bairros como Vila Lenzi e Ilha da Figueira, que acabam por atender localidades vizinhas, somando 17 mil e 20 mil habitantes, quando o número ideal seria quatro mil para cada uma destas unidades.

Seis dos sete postos de saúde visitados atendem através do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que prioriza ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas. Neles, o sistema de atendimento é por agenda mensal, além das visitas domiciliares.

Já o que funciona como Unidade Básica de Saúde oferece atendimentos básicos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Um concurso público está previsto para contratação de novos profissionais.  Um dos problemas identificados é a manutenção das unidades básicas juntamente com os ESFs, que deveriam funcionar em estrutura própria.

Outra evidência está na falta de fiscalização e controle quanto ao cumprimento da carga horária dos médicos, muitos dos quais contratados por determinado período para suprir demandas represadas. Além disto, muitas estruturas não são apropriadas para funcionar como um posto de saúde. Algumas são casas adaptadas, com salas pequenas e improvisadas, deixando de cumprir normas e legislações do setor. Em um dos locais visitados, sequer havia pia no ambulatório.

Além das responsabilidades por parte do poder público, ficou constatado que a comunidade muitas vezes também tem faltado com seus compromissos. Em um posto de saúde, um cartaz afixado na unidade mostra que, no ano de 2012, 1547 pessoas faltaram às consultas sem comunicar. Na avaliação dos vereadores, a situação revela a necessidade de o poder público investir em campanhas de conscientização.

Para os parlamentares, a saúde deve ser tratada como prioridade, pois além de ser um direito do cidadão, ela apresenta inúmeros problemas. Os vereadores irão expor o relatório das visitas durante sessão ordinária, visando nortear as ações do setor no município. Foram visitados os postos de saúde instalados nos bairros Amizade, Tifa Schubert, Santo Antônio, Rau, Vila Lenzi, Barra do Rio Cerro e Ilha da Figueira.