Programa Vereador Mirim jaraguaense é destaque em Florianópolis

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul foram a Florianópolis, nesta quarta-feira (1°), para participar do 11° Encontro de Vereadores Mirins de Santa Catarina. Cerca de 520 jovens de 38 municípios do estado lotaram o auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa (Alesc). No evento, os mirins catarinenses puderam conversar com deputados estaduais e outras lideranças do Poder Público, como o desembargador-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER-SC), Leopoldo Augusto Brüggemann.

Várias atividades estavam na pauta do Encontro, como depoimentos de coordenadores de câmaras mirins, de parlamentares mirins e palestras, num objetivo de trocar experiências entre os participantes e fomentar os projetos. Todavia, o destaque ficou para o fim do evento, quando a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul foi tema da mesa redonda “Experiência de sucesso do Programa Vereador Mirim em Santa Catarina”. Como o nome da atividade sugere, a intenção foi a de evidenciar os motivos que tornam o Vereador Mirim jaraguaense uma referência para o estado e o país.

Dessa forma, subiram ao palco do auditório o coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, a vereadora mirim Bruna Lazzarotto Silva (EEB Julius Karsten) e o suplente mirim Romulo Westphal (EMEB Loteamento Amizade). Os três contaram a experiência que tiveram e que estão tendo com o projeto e responderam a perguntas da plateia e dos mediadores da conversa. A participação deles pode ser conferida no canal da Alesc no Youtube.

Joel, Bruna e Romulo contaram as experiências que tiveram durante o Programa Foto: divulgação

Bruna, que também é primeira secretária da Mesa Diretora Mirim, relatou que sua atuação como representante da comunidade escolar onde estuda está sendo essencial para mudar alguns de seus comportamentos. Ela contou ao público presente que, antes de entrar no Programa, aceitava muita opinião que não concordava para não entrar em conflito com seus colegas, mas afirmou que agora pensa diferente e que algumas coisas precisam ser questionadas. “Não ir na onda dos outros só por ir. Acredito que vou sair daqui com o olhar totalmente diferente do que eu tinha”, explicou.

Rômulo também salientou que mudou sua visão sobre a política. Ele revela que, antes de se tornar um mirim, achava que a política era uma coisa muito importante, mas que não era algo que ele queria se envolver. O jovem parlamentar ressalta que, mesmo como suplente, consegue acompanhar as atividades do projeto e aprender muita coisa com os debates que acontecem no plenário. “Mesmo suplente, o que observo já pode ser levado como um grande aprendizado”, frisou.

Joel Luís Corrêa teve a responsabilidade de responder às questões que diziam respeito à condução e à promoção do Vereador Mirim. Ele foi indagado pelos mediadores sobre os desafios de realizar o projeto em Jaraguá do Sul. Segundo o coordenador, os maiores desafios são o de obter reconhecimento da sociedade e mostrar aos munícipes o quanto as atividades realizadas com os estudantes são um trabalho sério. “Não estamos ‘brincando’ de ser vereadores mirins”, advertiu.

Joel apontou que todo o financiamento feito ao Programa não é um desperdício de dinheiro, como algumas pessoas podem acreditar, e que, na verdade, financiar as atividades dos jovens parlamentares é investir em conhecimento e em formação da própria sociedade. Para ele, essa é uma forma de fortalecer o Poder Legislativo e fazer a população entender a importância que ele tem na representatividade dela própria.

“Nós estamos investindo nesses jovens e adolescentes que, no futuro, poderão dizer ‘eu mudei a minha ideia sobre política porque eu participei do Programa Câmara Mirim’. Isso não é gasto, é investimento”, observou.

Durante a mesa-redonda, um momento que chamou a atenção do público foi o depoimento do funcionário do Legislativo do Município de Antônio Carlos, Geraldo Zimmermann. Ele e sua equipe estiveram em Jaraguá do Sul em setembro do ano passado para assistir a uma sessão mirim e pegar informações sobre as atividades realizadas. Geraldo contou aos presentes que a ajuda que recebeu de Joel Corrêa foi fundamental para a implantação do Programa Vereador Mirim em sua cidade, agradeceu e parabenizou. “É fundamental para a gente que está à frente de qualquer sonho ter o suporte de alguém que conheça e que tenha vontade de ajudar”, salientou.

Em 2021, funcionários da Câmara de Antônio Carlos estiveram em Jaraguá do Sul Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sorteio de notebook

Além do destaque no evento, Jaraguá do Sul ainda chamou a atenção mais uma vez por conta da sorte da suplente mirim Nátali Ortiz (EMEB Machado de Assis), que ganhou um notebook através de um sorteio realizado pela coordenação do Encontro. O computador foi doado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-SC) e foi sorteado como parte da campanha “Bora Votar”, que busca incentivar jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor.

Nátali ganhou um notebook da campanha “Bora Votar” Foto: divulgação

Confira o Encontro: