Quase R$ 90 milhões foram aprovados para a Saúde em 2021

Foto: HJS

O início de 2021 foi uma continuação da crise pandêmica que começou ainda em 2020. Esse cenário se refletiu na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul com os vereadores aprovando projetos que liberaram verbas para o combate ao coronavírus. Só neste ano, R$ 30.681.200,00 foram destinados somente para isso. A maior parte desses recursos – R$ 26.110.454,00 – foi utilizado para manter os leitos de UTI Covid-19 nas duas unidades hospitalares da cidade, o Hospital e Maternidade Jaraguá e o Hospital São José.

O Legislativo também autorizou o Executivo Municipal a investir R$ 263.595,00 na compra de medicamentos que ajudam no tratamento dos infectados pelo coronavírus. Mais R$ 3.962.400,00 serviram para disponibilizar e manter a Unidade de Apoio ao Pronto Socorro Covid-19 (UAPS) no H. São José. E outros R$ 400 mil para aquisição de testes RT-PCR (Covid-19).

Todavia, não foi só a Covid que movimentou os cofres da Secretaria de Saúde em 2021. O total de investimentos no setor chegou a R$ 88.962.353,00, já que também passaram pela Casa de Leis projetos que permitiram a Prefeitura jaraguaense a destinar dinheiro para, por exemplo, a Vigilância em Saúde, reforma e adequação de UBSs e capacitação de servidores.

O grande destaque foi a aprovação do projeto que libera R$ 10 milhões para a reforma e a ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital São José. As obras fazem parte dos trabalhos da 4a fase do plano diretor da instituição, que iniciou em 2019. Após a mudança, as alas do local terão mais espaço para aumentar a capacidade de atendimento. O objetivo dessa ampliação é criar condições para que o HSJ seja credenciado junto ao Governo do Estado para realização de serviços de cardiologia de alta complexidade. Atualmente, as pessoas que precisam desse tipo de procedimento são encaminhadas para outras cidades, principalmente para Mafra, no norte de Santa Catarina. Com o credenciamento, o São José poderá atender a toda a região do Vale do Itapocu.

No final do ano os parlamentares também autorizaram o repasse de R$ 19.810.884,00 aos dois hospitais, que serão utilizados em 2022 na Unidade de Suporte ao Pronto Socorro e no enfrentamento à Covid-19 – aluguel e condomínio do imóvel – folha de pagamento de salários, uniformes, planos de saúde, vales-transportes, despesas com medicina do trabalho, serviços terceirizados de higienização, licença de uso de software, medicamentos, materiais hospitalares, cirurgias eletivas e outros procedimentos ambulatoriais.

Todos esses projetos tiveram amplo apoio e foram aprovados pela unanimidade dos vereadores. Para conferi-los, basta acessar o site da Câmara de Vereadores em jaraguadosul.sc.leg.br. Todas as terças e quintas-feiras, às 9h30, há sessão no Legislativo de Jaraguá do Sul. Nessas sessões, vários outros projetos de lei são apreciados, discutidos e votados pelos vereadores do município. Para assistir às sessões é só ir à página da instituição em facebook.com/camarajaraguadosul ou no canal do Youtube.