Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Representantes da Celesc esclarecem situação de barragens na Câmara

COMPARTILHE

Na sessão ordinária dessa quinta-feira (04), o diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, o coordenador da Defesa Civil do estado, Sargento Osvaldo Gonçalves, a diretora da Defesa Civil de Schroeder, Tânia Dantas, e o técnico da Celesc, Silvio José dos Santos, esclareceram aos vereadores a situação das barragens que fazem parte do complexo da Usina do Bracinho no município de Schroeder. O requerimento para a participação deles foi do vereador Jaime Negherbon (MDB), que queria respostas sobre a segurança das barragens e os possíveis riscos que elas oferecem aos moradores da região.

Santos, que é técnico responsável pelas barragens, explicou que, para a segurança dos moradores, a Celesc adota regras operacionais para garantir o bom funcionamento das estruturas e mantém os reservatórios sempre em níveis normais. O controle e a supervisão, explica o técnico, são feitos diretamente da central em Florianópolis e a data base para as inspeções de segurança é no mês de agosto de cada ano.

O técnico ainda explicou que a Usina adota procedimentos para um plano de emergência que visam prevenir catástrofes. Entre as ações, destaca-se a notificação de mau funcionamento ou de condições de ruptura das barragens, identificando falhas em acionamento de comportas, vazamentos e notificações de equipamentos de monitoramento eletrônico.

O coordenador da Defesa Civil do estado, Sargento Gonçalves, ainda salientou que qualquer pessoa que desejar ser avisada das condições da Usina do Bracinho e das barragens, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de sua rua. O serviço fornecerá informações acerca das condições da Usina e dos níveis da água.

O vereador Jaime Negherbon e a diretora Tânia Dantas afirmaram que, com os esclarecimentos feitos, a população dos bairros Vieiras e João Pessoa podem ficar tranquilas com relação ao rompimento das barragens, pois elas estão bem seguras.