Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja quais escolas vão participar do Vereador Mirim em 2022 

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira (3), foram sorteadas as 11 escolas que vão estar presentes na legislatura 2022 do Programa Vereador Mirim. Conforme a proporcionalidade divulgada em edital, são duas vagas para colégios particulares, três para a rede de ensino estadual e seis para a rede municipal. O sorteio ocorreu na sede da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul com transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá. As contempladas foram as seguintes:

  • EMEB Prof. Gertrudes Steilein Milbratz 
  • EMEB Loteamento Amizade 
  • EMEB Luiz Gonzaga Ayroso 
  • EMEB Anna Töwe Nagel 
  • EMEB Ribeirão Cavalo 
  • EMEB Machado de Assis 
  • EEB Lilia Ayroso Oechsler 
  • EEB Julius Karsten 
  • EEB João Romário Moreira 
  • Colégio Marista São Luís 
  • Colégio Conexão 
A presidente mirim de 2021, Maria Carolini Maes, sorteou os papeis com os nomes das escolas

Para esta edição do Programa, foram 21 estabelecimentos de ensino inscritos, um recorde. As entidades que não participaram da legislatura 2021 tiveram prioridade na seleção, logo, as escolas estaduais Lilia Ayroso Oechsler, Julius Karsten e João Romário Moreira e as particulares Marista e Conexão tiveram suas vagas garantidas. 

A unidade estadual EEB Euclides da Cunha e as municipais Marcos Emílio Verbinnen, Padre Alberto Jacobs, Waldemar Schmitz, Jonas Alves de Souza e Cristina Marcatto, por terem participado em 2021, ficaram no cadastro de reserva. Os educandários EMEB Maria Nilda Salai Stähelin, EMEB Alberto Bauer, EMEB Rodolpho Dornbusch e EMEB Francisco de Paula participaram do sorteio desta quarta-feira, mas não foram contempladas e também irão para o cadastro de reserva, todavia, por não terem participado do Vereador Mirim em 2021, terão prioridade, caso haja alguma desistência. 

 

Eleição dos vereadores mirins 

Agora, as instituições terão que realizar os processos de eleição dos parlamentares mirins – um titular e um suplente – que irão representá-las no Legislativo Mirim 2022. Os candidatos deverão ser estudantes do 6° ao 9° ano – que são o público alvo do projeto – e do período matutino, já que as atividades do programa vão acontecer nas tardes das quartas-feiras. 

Segundo o coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, as escolas selecionadas receberão um e-mail de confirmação com todas as instruções e procedimentos para a escolha dos seus representantes. O processo pode ser feito através de eleições diretas ou indiretas, concurso de redação ou oratória, análise curricular ou qualquer outro método que a instituição preferir. A diplomação dos eleitos deve ocorrer no dia 8 de dezembro na sede da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. 

“O Programa Vereador Mirim completa 10 anos neste ano e ele existe graças à parceria com as unidades escolares, que têm reconhecido o nosso trabalho. Prova disso é que no ano de 2021 tivemos 21 escolas inscritas”, ressaltou Corrêa. 

Representando a Mesa Diretora da Câmara, o gerente de comunicação do Legislativo jaraguaense, Gabriel Vieira, também agradeceu às entidades que demonstraram interesse em participar do projeto em 2022. “Entenderam a importância do projeto Vereador Mirim e a representação de cidadania que ele traz para os estudantes. Tivemos neste ano um recorde de inscritos. É a confirmação da confiança que se têm nesse projeto”, frisou.

Gerente de comunicação do Legislativo jaraguaense, Gabriel Vieira, e o coordenador do Vereador Mirim, Joel Corrêa, abriram os trabalhos desta manhã

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta procurar o setor de Programas e Ações Institucionais da Câmara Municipal pelo telefone (47) 3307-3230 ou pelo e-mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br. 

 

Confira o sorteio:

Sorteio Vereador Mirim 2022!