Vereador critica reajuste salarial do STF

Vereador critica reajuste salarial do STF

Na sessão ordinária desta quinta-feira (09) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Celestino Klinkoski (PP) criticou a reposição salarial aprovada pelos ministros do STF para eles próprios em 16,39%, passando de R$ 33,7 mil por mês para R$ 39,3 mil, “mais os penduricalhos que levam a remuneração a mais de R$ 100 mil por mês”, apontou o parlamentar. Ele alerta que este aumento provocará um efeito cascata, aumentando também os salários dos demais magistrados, procuradores e outros funcionários públicos.

Para Klinkoski, a justificativa dos ministros de que o salário não era reajustado desde 2015 não plausível. “O povo está com o salário achatado faz muito tempo”, critica. Como exemplo, o vereador mencionou o baixo reajuste do salário mínimo proposto pelo Governo Federal nos últimos anos.

Klinkoski lamentou o fato de a “pauta do STF não ser o Brasil, e sim o próprio umbigo”. Ele parabenizou os ministros Edson Fachin, Carmén Lúcia, Celso de Mello e Rosa Weber pelo voto contrário ao reajuste.