Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador quer acompanhar uso das fiações nos postes

COMPARTILHE

DSC00735O vereador Wilson Bruch busca soluções para o mau uso do compartilhamento das fiações dos postes de energia elétrica. Para ele, o resultado da superlotação do espaço do sistema elétrico compartilhado pelas empresas de telefonia e Tv a cabo, coloca em risco a segurança. Para discutir o tema, ele reuniu ontem, 11, vereadores, diretores regionais agência regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul e usuários, na Câmara de Vereadores.
O parlamentar busca elaborar um projeto que regulariza o uso compartilhado da rede elétrica pelas empresas de telefonia e Tv a cabo, na busca de eliminar ocupações irregulares, realocar cabos fora dos padrões técnicos, remover cabos desativados, melhorar o aspecto visual das redes e incrementar a segurança do sistema. “Esse é um problema complexo e é preciso considerar que os dois lados terão que se esforçar muito no processo”, destaca Bruch.
O diretor técnico da Celesc, o engenheiro Danilson Wolf aponta que a maior dificuldade é reunir as 60 empresas que fazem uso compartilhado da rede elétrica. Ele salientou que a Celesc, no Estado, mantém controle sobre cerca de 1 milhão de pontos de compartilhamento, mas estima que há outros lançados irregularmente, sem a sua aprovação. Diante da situação, a autarquia determinou o prazo até dezembro para que as empresas que fazem uso compartilhado identifiquem e elaborem um plano de manutenção. Após a data, serão eliminados os cabeamentos que serão considerados irregulares.
Postes
Nos últimos anos, com a ascensão do número de residências ligadas à internet banda larga e aos canais de televisão pagos, o acúmulo postes nas ruas e avenidas se tornou um problema estrutural e paisagístico. Para o vereador, além da poluição visual, podem ser causadores de acidentes.
Em alguns pontos da cidade, principalmente nos locais onde passam os linhões, é possível visualizar postes posicionados lado a lado. Há também os que foram colocados um atrás do outro, caracterizando uma embaraçosa estrutura.
O vereador quer reduzir os problemas que podem causar aos pedestres, condutores de veículos e moradores de edifícios. Ele afirmou que a solução para o problema está nas mãos do Executivo Municipal. Bruch deseja que a Secretaria de Urbanismo elabore um projeto de ocupação do solo. “Precisamos pensar num projeto para enterrar a fiação pública e recuperar as calçadas de diversos bairros e avenidas da cidade”, disse. O vereador pediu para ao Prefeito para analisar alternativas para viabilizar o projeto, de modo que a iniciativa privada divida o custo das obras.

 

Acessar o conteúdo