Vereador quer acompanhar uso das fiações nos postes

DSC00735O vereador Wilson Bruch busca soluções para o mau uso do compartilhamento das fiações dos postes de energia elétrica. Para ele, o resultado da superlotação do espaço do sistema elétrico compartilhado pelas empresas de telefonia e Tv a cabo, coloca em risco a segurança. Para discutir o tema, ele reuniu ontem, 11, vereadores, diretores regionais agência regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul e usuários, na Câmara de Vereadores.
O parlamentar busca elaborar um projeto que regulariza o uso compartilhado da rede elétrica pelas empresas de telefonia e Tv a cabo, na busca de eliminar ocupações irregulares, realocar cabos fora dos padrões técnicos, remover cabos desativados, melhorar o aspecto visual das redes e incrementar a segurança do sistema. “Esse é um problema complexo e é preciso considerar que os dois lados terão que se esforçar muito no processo”, destaca Bruch.
O diretor técnico da Celesc, o engenheiro Danilson Wolf aponta que a maior dificuldade é reunir as 60 empresas que fazem uso compartilhado da rede elétrica. Ele salientou que a Celesc, no Estado, mantém controle sobre cerca de 1 milhão de pontos de compartilhamento, mas estima que há outros lançados irregularmente, sem a sua aprovação. Diante da situação, a autarquia determinou o prazo até dezembro para que as empresas que fazem uso compartilhado identifiquem e elaborem um plano de manutenção. Após a data, serão eliminados os cabeamentos que serão considerados irregulares.
Postes
Nos últimos anos, com a ascensão do número de residências ligadas à internet banda larga e aos canais de televisão pagos, o acúmulo postes nas ruas e avenidas se tornou um problema estrutural e paisagístico. Para o vereador, além da poluição visual, podem ser causadores de acidentes.
Em alguns pontos da cidade, principalmente nos locais onde passam os linhões, é possível visualizar postes posicionados lado a lado. Há também os que foram colocados um atrás do outro, caracterizando uma embaraçosa estrutura.
O vereador quer reduzir os problemas que podem causar aos pedestres, condutores de veículos e moradores de edifícios. Ele afirmou que a solução para o problema está nas mãos do Executivo Municipal. Bruch deseja que a Secretaria de Urbanismo elabore um projeto de ocupação do solo. “Precisamos pensar num projeto para enterrar a fiação pública e recuperar as calçadas de diversos bairros e avenidas da cidade”, disse. O vereador pediu para ao Prefeito para analisar alternativas para viabilizar o projeto, de modo que a iniciativa privada divida o custo das obras.