Vereador vai a Brasília em busca de viabilizar Loteamento Harmonia II

Na sessão desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) relatou que esteve em Brasília na semana passada para conversar com o secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida, a fim de discutir questões relacionadas ao déficit habitacional do município. A reunião foi proporcionada pelo deputado federal Carlos Chiodini. No início do ano, o parlamentar fez uma moção de apelo pedindo à Prefeitura jaraguaense e aos deputados representantes da região a busca de convênios e parcerias com os governos Estadual e Federal a fim de viabilizar a implantação do Loteamento Harmonia II, no bairro Três Rios do Norte, que deve beneficiar cerca de 400 famílias.

Segundo Luís Fernando Almeida, a Diretoria Municipal de Habitação já possui um terreno na localidade com uma área total de 51.271,87 m2, ao lado de onde foi estabelecido o Loteamento Harmonia I, que foi desafetado durante sua gestão como diretor de Habitação. Ele sugere que unidades habitacionais como casas são melhores do que apartamentos por conta das dificuldades sociais que estes causam aos moradores.

Conforme relata Luís Fernando, durante a reunião, o secretário Hailton apresentou quatro linhas de crédito do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que podem ser utilizadas pela Administração Municipal para captar recursos do Governo Federal e viabilizar a implantação do novo loteamento. Ele adverte que Jaraguá do Sul atualmente tem um déficit habitacional de cerca de 1.700 famílias.

O vereador também relatou que se reuniu com o prefeito Jair Franzner no início da semana para tratar do projeto de lei que pretende criar as zonas industriais no município. Ele afirma que a proposta é fundamental para que a cidade continue a gerar riqueza e empregos. Todavia, Almeida adverte que essas novas empresas vão trazer a Jaraguá do Sul muitas outras famílias, que precisarão de moradia.

“Então é preciso pensar no crescimento organizado da cidade e possibilitar áreas de habitação. Entregar a centenas e centenas de famílias o sonho delas, que é a entrega da casa. Nós temos muitas ações ainda a serem desenvolvidas e não iremos descansar enquanto essas famílias não tiverem seus sonhos realizados”, enfatizou.