Vereadora mirim quer Educação Financeira nas escolas estaduais

Na manhã desta quarta-feira (28), durante sessão mirim realizada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores mirins da cidade votaram a favor de uma moção de apelo ao governo de Santa Catarina, solicitando a implantação da Educação Financeira como parte integrante da disciplina de Matemática nas escolas estaduais. A jovem Helena Albuquerque Cardoso foi a autora da moção, que visa fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimentos sobre gerenciamento financeiro.

A Educação Financeira é um tema que ensina conceitos básicos relacionados ao manejo de dinheiro, como orçamento, poupança, dívida, juros, investimentos, impostos e muitos outros. Os defensores desse tipo de educação argumentam que o aprendizado desses princípios estabelece uma base sólida para que os alunos desenvolvam bons hábitos financeiros desde cedo, evitando erros que poderiam acompanhá-los ao longo de suas vidas.

Helena aponta que, além dos aspectos teóricos, a Educação Financeira também engloba a parte prática, fornecendo conhecimentos sobre a gestão de dívidas, estratégias de investimento eficientes e o valor do dinheiro no tempo. Essas habilidades práticas são consideradas essenciais para que os jovens possam lidar de forma consciente com questões financeiras complexas no futuro.

A jovem parlamentar, no entanto, lamenta que, apesar da importância da Educação Financeira, a rede estadual de ensino de Santa Catarina ainda não inclui esse tema como componente curricular. A moção aprovada pelos vereadores mirins destaca essa lacuna e faz um apelo ao governo para que isso seja corrigido.

Helena enfatiza a necessidade de preparar os estudantes para as questões financeiras do mundo real. Segundo ela, “a Educação Financeira é fundamental para capacitar os jovens a tomar decisões responsáveis ​​sobre suas finanças pessoais e futuros investimentos. A inclusão desse tema no currículo escolar é um passo importante para garantir uma base sólida de conhecimento financeiro para as gerações futuras”, explica.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao secretário da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, a fim de que tome conhecimento do apelo.