Vereadores apelam por implantação do CAPS III em Jaraguá do Sul

Na sessão desta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores Nina Santin Camello (PP), Jair Pedri (PSD), Osmair Gadotti (MDB) e Sirley Schappo (Novo) tiveram sua moção aprovada por unanimidade, apelando ao prefeito municipal e ao secretário de saúde pela implantação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III no município. A matéria destaca a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) como serviços de saúde abertos à comunidade e voltados ao atendimento de pessoas que enfrentam transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias que demandam atenção diária.

Gadotti frisou que a iniciativa deve ser colocada em prática o quanto antes, pois há pessoas que esperam pelo atendimento e não têm recursos para recorrer ao tratamento na rede privada de saúde. “Nós temos muitas pessoas com problemas psiquiátricos, problemas mentais e que demandam de uma assistência médica mais especializada”, explicou.

Atualmente, Jaraguá do Sul conta com três tipos de Centros de Atenção Psicossocial: o CAPSi (Infanto Juvenil), o CAPS II e o CAPSad (Álcool e outras Drogas). No entanto, ainda não dispõe de um Centro que representa o nível mais elevado de complexidade dentro da rede de atenção psicossocial.

A moção adverte sobre o aumento de casos de transtornos mentais na região e a necessidade de ampliar os serviços de acolhimento, tratamento e reabilitação para pessoas que sofrem com transtornos severos como esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos psicóticos. Os vereadores enfatizam que a implantação do CAPS III no município proporcionará serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Além disso, o Centro oferecerá retaguarda clínica e acolhimento noturno.

“Hoje não temos o atendimento 24 horas para as pessoas que precisam ser atendidas. Hoje a pessoa que está com transtornos mentais graves é encaminhada ao hospital e lá elas ficam no pronto atendimento esperando uma vaga”, relatou Nina.

Aprovada por unanimidade, a moção será enviada ao prefeito municipal Jair Franzner e ao secretário de saúde Alceu Moretti, a fim de que tomem conhecimento do apelo e providências requeridas.