Vereadores conhecem trabalhos e desafios do Instituto Rã Bugio

DSC03555O vice-presidente da Câmara, João Fiamoncini, e o vereador Eugênio Juraszek fizeram esta semana uma visita a sede do Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade, localizado na Barra do Rio Cerro. A iniciativa partiu de um convite feito pela secretária executiva e fundadora da ong, Elza Nishimura Woehl, em recente visita à Câmara.

Os vereadores foram conhecer a estrutura existente, em uma área de 40 mil metros quadrados que abriga, além da mata preservada, sede e alojamento do instituto. O Rã Bugio está localizado em uma propriedade do município, cedida no ano de 2005 por meio de comodato, por um período de dez anos, prorrogável por mais dez anos.

Fiamoncini e Juraszek foram recepcionados pela fundadora, pelo presidente da ong, Luís Fernando Marcolla, e pela secretária Valéria Greco. Aos vereadores foram repassadas informações sobre os trabalhos desenvolvidos e a estruturação da sede, que contou com o auxílio do poder público, empresas e pessoas físicas.

Segundo Elza, por se tratar de um trabalho totalmente voluntário, a principal dificuldade reside justamente na questão financeira. “Trabalhamos sempre contra o tempo”, comentou, referindo-se aos projetos apresentados junto às mais diversas instituições, públicas e privadas, para o desenvolvimento das atividades. A principal necessidade, neste momento, é a garantia de recursos para a contratação de um funcionário, pois a maioria dos projetos não contempla despesas com pessoal.

A pessoa hoje responsável pela parte administrativa, contábil, e que também atua nos projetos, contratada através de um convênio com uma empresa da cidade, encerra as atividades em julho próximo. Os dirigentes da ong entregaram um projeto em que solicitam auxílio da Câmara Municipal para que este funcionário continue as atividades por um período de 12 meses.

Os vereadores farão a interlocução junto à administração municipal nesta questão e também com relação à necessidade de concretagem da via que dá acesso à sede. Por ser muito íngreme, a rua dificulta e até impede por vezes o acesso dos ônibus escolares, podendo colocar em risco à segurança dos estudantes. O prefeito Dieter Janssen também já esteve no local conhecendo as instalações e necessidades da ong. Contatos com bancadas parlamentares no Congresso também serão feitos visando a destinação de emendas parlamentares.

Ong atua há dez anos

O Instituto Rã Bugio é uma organização não governamental ambientalista, entidade sem fins lucrativos, em atividade há dez anos. Ela foi legalmente constituída em 5 de abril de 2003 para institucionalizar o trabalho voluntário do casal Elza e Germano Woehl Júnior que, desde 1998, desenvolvem projetos de educação ambiental na região.

A ong está incluída no Cnae (Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas) e é reconhecida de utilidade pública municipal e estadual. A prestação de contas do instituto é transparente e todo o recurso recebido é destinado aos projetos, além de ser submetida à autoria externa anualmente.

O Rã Bugio atua em rede com escolas de ensino fundamental e médio para promover a educação ambiental, tendo atendido mais de 56 mil alunos e três mil professores de Santa Catarina e São Paulo. As ações, por meio de trilhas interpretativas, estimulam o raciocínio crítico a respeito das questões ambientais, e levam os estudantes a conhecer seu ambiente natural e respeitar todas as formas de vida.