Vereadores de Guaramirim conhecem o Sistema Legislativo Digital

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Onésimo Sell (MDB), recebeu a visita de três vereadores do município de Guaramirim. A comitiva liderada pelo presidente do Legislativo guaramirense, Osvaldo Pereira Barbosa, contou também com a presença dos vereadores Tiago Stoinski e Marcelo Amadeu Deretti. A intenção dos parlamentares foi a de conhecer o Sistema Legislativo Digital (SLD) – em funcionamento no Legislativo jaraguaense desde julho deste ano – e levar a proposta para a Casa de Leis onde legislam.

No plenário Victor Bauer da Câmara jaraguaense, eles puderam realizar uma simulação de sessão ordinária, com a leitura e votação de projetos de lei. Eles puderam tirar dúvidas com os funcionários dos setores de Tecnologia da Informação e de Atos Legislativos do órgão. As indagações dos três vereadores estavam mais relacionadas à forma de contratação, à operacionalização e aos custos de implantação e manutenção do software Legislador, que integra todas as funcionalidades do SLD.

Barbosa afirmou que o que mais lhe chamou a atenção foi o fato de o SLD permitir com que todo o processo legislativo seja realizado de forma digital, sem a utilização de papel, o que impactou de forma significativa a quantidade de impressões realizadas. Ele destaca que, além da economia com os recursos públicos e o auxílio na busca por sustentabilidade ambiental que o Sistema proporciona, a velocidade no trâmite das matérias também é muito maior, sem a necessidade de assinaturas em papeis e a demora no envio de documentos.

“Em Guaramirim ainda é 100% no papel e isso faz com que a gente perca muito tempo discutindo os projetos. A gente gasta muito em papel e hoje, século 21, a tecnologia está aí, então nós temos que nos adequar a modernidade. A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul está de parabéns pelo sistema que tem aqui já implantado e a gente quer levar para Guaramirim também”, ressaltou.

Vereadores de Guaramirim simulam uma votação de projetos no Sistema Legislativo Digital da Câmara jaraguaense