Vereadores mirins tomam posse em Jaraguá do Sul e elegem Mesa

O plenário da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul recebeu, pela primeira vez em 2023, uma sessão dos vereadores mirins do município na manhã desta quarta-feira (15). Os jovens parlamentares tomaram posse de seus cargos realizando o tradicional juramento e assinando o termo de posse. A partir de agora, eles estão aptos a exercer a vereança, propor matérias legislativas que melhorem a vida da população jaraguaense e a participar das sessões mirins.

“Prometo respeitar o Regimento Interno da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, desempenhando responsavelmente o mandato a mim conferido e assim contribuindo para a formação da minha cidadania e o engrandecimento do município”, dizia o texto do juramento feito pelos mirins.

Além deles, estavam presentes na cerimônia o presidente do Legislativo adulto, Luís Fernando Almeida, a secretária municipal de Educação, Emanuela Wolf, o representante da Regional de Educação de Santa Catarina, Leopoldo Filho, e o vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Edson Willian Piotto.

O coordenador do Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, deu o seu depoimento à TV Câmara Jaraguá do Sul e ressaltou o fato de que vários dos mirins de 2023 já terem vindo à Casa de Leis jaraguaense em outros momentos e já conhecerem o Câmara Mirim antes de entrar no Programa. Por conta disso, ele adverte que a responsabilidade de suprir as expectativas deles é ainda maior. Ele também frisou que este será o primeiro ano em que os jovens edis terão assinatura eletrônica, assim como os vereadores adultos, graças ao trabalho em equipe desempenhado no órgão.

“O reconhecimento de todo o trabalho que nós desenvolvemos é ainda muito mais importante porque não é o trabalho de uma pessoa, é um trabalho coletivo. Então todos os setores da Câmara contribuem para que o Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul seja o sucesso que ele é”, destacou.

O presidente Luís Fernando Almeida frisou que ao longo do ano será possível acompanhar a evolução dos estudantes, o que é um motivo de orgulho. Para ele, os mirins serão pessoas fomentadores da política na sociedade e terão como base do aprendizado os direitos e os deveres dos cidadãos.

“A Câmara de Vereadores não medirá esforços, inclusive, na criação de políticas públicas ou no aprimoramento de políticas públicas para fomentarmos cada vez mais ações iguais a essa que impactam positivamente a vida do cidadão no futuro”, apontou.

Para Almeida, direitos e deveres devem estar presentes no aprendizado político Foto: Tiago Rosário/CMJS

Vanessa Neves, mãe dos irmãos Vitor e André Neves Höpner (EMEB Rodolpho Dornbusch) – titular e suplente mirins – também deu o seu depoimento e revelou que espera ver a consciência dos filhos ser transformada pelo Programa.

“A gente viu em todos os rostos das crianças que estavam aqui essa expectativa que eles têm e essa vontade de transformar, porque a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul tem uma capacidade enorme de transformação na vida dessas crianças”, explicou.

Lilian Cristiane, diretora da EEB Prof. Lino Floriani, sublinhou que os alunos estão empolgados em participar do projeto. Essa é a primeira vez que a unidade escolar participa do Câmara Mirim e tudo ainda é novidade para toda a comunidade escolar da instituição.

“Cada vez eles nos contam coisas diferentes que acontecem aqui. Então eu vejo que está sendo muito bom para o crescimento pessoal deles”, ressaltou.

Ao fim da cerimônia, mirins e autoridades posaram para a foto Foto: Tiago Rosário/CMJS

Eleição da Mesa Diretora

Após a cerimônia de posse, ocorreu também no plenário da Câmara a sessão de eleição da Mesa Diretora Mirim para o primeiro semestre de 2023. A eleita presidente foi a mirim Laura Bianca de Souza (EMEB Max Schubert). O vice-presidente será Vitor Neves Höpner (EMEB Rodolpho Dornbusch), a 1a secretária será Esther Caroline Scherpinski (EEB Profa Valdete I. P. Zindars) e a 2a secretária, Mirela de Oliveira Alves (EMEB Prof. Francisco Solomon).

Ao assumir o posto de liderança, Laura afirmou que essa será uma experiência única e agradeceu aos colegas que votaram nela para o cargo, à EMEB Max Schubert por oferecer a oportunidade de ser uma mirim, ao coordenador Joel pelos aprendizados até agora e a seus pais pelo apoio dado.

“Foi uma sensação muito boa e eu sei que vou dar o meu melhor. Podem contar comigo”, assegurou.

Laura terá a oportunidade de presidir os trabalhos mirins no dia 5 de abril, quando os jovens vereadores terão a primeira sessão ordinária de 2023 para discussão e votação de projetos.

Laura, Vitor, Esther e Mirela vão compor a Mesa Diretora 1° semestre de 2023 Foto: Tiago Rosário/CMJS

Posse:

Sessão de posse dos Vereadores Mirins - 15/03/2023