Vereadores Mirins voltam às atividades, ainda de forma online

As atividades do Programa Vereador Mirim em 2021 já têm data para começar: dia 7 de abril. A cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, serão realizadas reuniões online para estudos e sessões da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul. A primeira sessão deve acontecer no mês de abril, quando será realizada a eleição da nova Mesa Diretora Mirim – a data ainda será confirmada.

O coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, salienta que há possibilidade de ainda em 2021 os mirins realizarem sessões presenciais, mas tudo vai depender da diminuição ou não de casos de Covid-19 na região. Caso ocorram, os encontros presenciais vão acontecer apenas uma vez por mês e só com os mirins titulares, sem a presença dos suplentes. Tudo foi definido em conversas com o coordenador regional da Rede Estadual de Ensino, Fernando Alflen, e com a secretária municipal de Educação, Ivana Atanásio.

Em 2020, os mirins realizaram duas sessões para votação de projetos e várias atividades, tudo de forma online. As únicas atividades presenciais do ano passado foram a sessão de posse e uma aula do curso de oratória, ambas ainda em março, antes da pandemia.

PARTICIPANTES

O decreto legislativo nº 13/2020 prorrogou a legislatura da Câmara Mirim por mais um ano, por isso as mesmas escolas que participaram do Programa em 2020 continuarão em 2021. As escolas são:

• E.M.E.B. Atayde Machado
  • E.M.E.B. Cristina Marcatto
  • E.E.B. Euclides da Cunha
  • E.M.E.B. Guilherme Hanemann
  • E.M.E.B. Helmuth Guilherme Duwe
  • E.M.E.B. Jonas Alves de Souza
  • E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen
  • E.M.E.B. Padre Alberto Jacobs
  • E.M.E.B. Ricieri Marcatto
  • E.M.E.B. Santo Estêvão
  • E.M.E.B. Waldemar Schmitz

ALUNOS NO LEGISLATIVO E CÂMARA.COM VOCÊ

Os outros programas institucionais do Legislativo jaraguaense – o Alunos no Legislativo e o Câmara.com Você – continuam suspensos, pois eles são desenvolvidos através de visitas dos alunos à Câmara Municipal e palestras nas escolas. “Seguindo orientações da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação Regional da Rede Estadual, neste momento as escolas não estão participando de projetos que sejam desenvolvidos durante o período de aulas. Apenas o Programa Vereador Mirim está autorizado, pois o mesmo acontece no contraturno das atividades escolares e não prejudica o andamento das aulas”, explica Corrêa.