Vereadores propõem alternativas para o transporte coletivo

Na sessão ordinária desta terça-feira (07), o vereador Arlindo Rincos (PSD) afirmou que a realização da audiência pública para debater a situação do transporte coletivo em Jaraguá do Sul foi muito positiva. Ele ressaltou que, na oportunidade, o representante da empresa concessionária do transporte coletivo, Ronaldo Gilberto de Oliveira, afirmou que a implantação de um sistema de integração dos itinerários resolveria o problema do preço das passagens. O preço, segundo ele, cairia dos atuais R$ 5 para R$ 3,80.

Baseado nessa informação, Rincos alerta que a melhor solução para a diminuição no preço das passagens seria a construção de terminais de integração, em vez de isentar a empresa concessionária do ISS, como pretende a Administração Municipal. Os terminais de integração ficariam em três bairros do município: Barra do Rio Cerro, Centenário e Amizade.

Anderson Kassner (PP) ponderou que o tema é bastante complexo e com vários fatores que influenciam no preço das passagens. Para ele, é preciso aprovar o projeto de lei que isenta o ISS dos serviços de transporte coletivo e, com isso, evitar que a passagem suba 15 centavos no próximo reajuste de tarifas. Após isso a Prefeitura pode pensar em outras opções para baixar o custo do bilhete, porém Kassner adverte que a nova licitação para concessão do transporte coletivo pode demorar mais do que o esperado e a construção de terminais de integração ainda depende de muitos estudos e trâmites, por isso a solução paliativa de isenção do ISS é a melhor opção a ser tomada no momento.