Vereadores propõem soluções para dificuldades financeiras do Novo Amanhã

O vereador Jaime Negherbon (MDB), na sessão ordinária desta terça-feira (02), afirmou que teve um encontro com a direção da Comunidade Terapêutica Novo Amanhã no último fim de semana. Segundo relataram a ele, a entidade está passando por muitas dificuldades financeiras e precisa de ajuda, principalmente do poder público. O parlamentar adverte que o Novo Amanhã é uma instituição sem fins lucrativos e que faz um trabalho fundamental na recuperação de dependentes químicos em Jaraguá do Sul.

Anderson Kassner (PP) lembra que, em 2018, os vereadores pediram ao Executivo que reaproveitasse o dinheiro que sobrou do orçamento da Câmara para repassar à entidade. Kassner recorda que o acordo era de a Prefeitura realizar um repasse de R$ 50 mil para o Novo Amanhã e outros R$ 50 mil para a Casa de Apoio Padre Aloísio Boeing. Segundo o vereador, os valores ainda não foram destinados às entidades por que é necessário que se abra uma licitação. Todavia, Kassner assegura que em breve a licitação será feita e lançada para que os repasses possam ser realizados.

Jaime Negherbon frisou que não é somente o poder público que deve buscar auxiliar essas instituições, e que a comunidade também pode ajudar com doações. “Mesmo que o valor seja baixo, qualquer quantia vai ser muito bem-vinda para eles”, destaca. A Comunidade Novo Amanhã permite doações através de seu portal na internet e outras formas de ajuda, como trabalho voluntário.

Ainda na mesma sessão ordinária, os vereadores também aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei que torna a Casa da Serenidade Associação Amigos da Recuperação de utilidade pública. A associação também realiza um trabalho de recuperação para dependentes químicos, seja dependência em alcoolismo ou em drogas ilícitas. Quando aprovada, a lei permitirá que a entidade receba auxílios do poder público municipal para a manutenção de suas atividades.