Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores sugerem criação de Centro do Bem Estar Animal

COMPARTILHE

Foto Cecília Bastos (Banco de imagens USP)

 

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (11), uma moção de apelo para que a Prefeitura do município crie o Centro do Bem Estar Animal. A proposta é dos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Santin Camello (PP) e Anderson Kassner (PP) que sugerem que o Centro seja administrado pelas ONGs jaraguaenses – que já desenvolvem um trabalho parecido – mediante processo de credenciamento público. 

Eles alegam que a Administração Municipal já faz um trabalho de captura de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade e que, dessa forma, é preciso controlar a proliferação desses animais e das doenças disseminadas por eles. O texto da moção ainda argumenta que o Centro pode exercer atividades importantes como castração, microchipagem e adoção de PETs.

Todas essas medidas também levam em conta diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Declaração dos Direitos dos Animais da Unesco de 1978 que indicam algumas ações para o controle da população canina como restrição da circulação, programas educativos para a guarda responsável, controle do habitat e regulação da reprodução. 

Os três vereadores também são autores de uma indicação que pede que a Prefeitura crie um lar temporário para animais domésticos, também a ser administrado pelas ONGs. 

 

Confira outras vezes em que o assunto foi debatido na Câmara: 

Audiência Pública em 2016: https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/geral/19504/ 

Conselho e Fundo dos animais: https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/destaques/vereador-cobra-criacao-de-conselho-e-fundo-para-animais/ 

Cadastro de protetores dos animais: https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/destaques/cadastro-municipal-de-protetores-de-animais-passa-pela-primeira-votacao/ 

 

Confira a sessão:

Sessão ordinária 11.02.2021