Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MOÇÃO DEFENDE DIPLOMA PARA EXERCÍCIO DO JORNALISMO

[b]Presidente da Câmara, Jean Leutprecht, solidariza-se com a categoria que busca a regulamentação profissional [/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7759e-c2b7-e6d2.jpg[/img]
[i]“A ética não é uma condição ocasional e deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro”. [/i] Gabriel Garcia Márquez, jornalista e escritor.

O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Jean Carlo Leutprecht (PC do B), aproveitou a passagem do Dia da Imprensa, neste 10 de setembro, para fazer uma defesa da profissão dos jornalistas. O vereador anunciou que vai apresentar na próxima terça-feira uma moção de apoio à categoria, e pediu apoio dos colegas para que a aprovem.
Jean lembrou que desde a segunda quinzena de junho, quando os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor da derrubada da exigência do diploma de curso superior para o exercício da profissão, ele vinha pensando em uma forma de se solidarizar com estes profissionais.
E ele escolheu o Dia da Imprensa como uma data significativa para manifestar sua solidariedade e alertar a população para a importância de se oferecer à população a garantir ao direito à informação técnica e ética. Ele estendeu seu apoio ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e aos demais 30 sindicatos espalhados pelo País.
Jean conhece bem a importância de se trabalhar com pessoas qualificadas. Ele mesmo, na condição de profissional de educação física, que tem a profissão regulamentada há dez anos, sabe o quanto é importante para o exercício no dia-a-dia. Ainda na sessão de quarta-feira, os vereadores receberam o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC), Marino Tessari, para lembrar a passagem do Dia do Profissional da Educação Física, ocorrida em 1º de setembro, e discutirem a importância da organização.
“Entendo que a regulamentação é fundamental para a profissão. Ela está diretamente relacionada à luta pela liberdade de expressão”, enfatizou o vereador, lembrando que no Brasil são 80 mil jornalistas e, caso esta decisão não veja a ser modificada vai desmotivá-los e jogar por terra aos de estudo e trabalho. Além do que, uma pesquisa da Fenaj informa que 75% da população se posicionaram a favor do diploma. “Temos que buscar a qualificação para termos um bom serviço. Claro que o diploma não é a garantia, mas dá condição muito maior”, alertou o presidente.
Para defender a categoria e a moção, Jean fez um trabalho de pesquisa e leu até mesmo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. E garantiu que a Câmara sempre estará ao lado dos profissionais de todas as profissões buscando sua regulamentação e o exercício ético das mesmas.
O vereador Justino Pereira da Luz (PT) registrou que a imprensa regional nos últimos dez anos tem se pautado pela profissionalização na cidade. Disse que percebeu este avanço ao trabalhar com jornais e gravações de rádio na sala de aula, por isso garantiu seu apoio integral à moção.
O diretor de base do Sindicato dos Jornalistas de SC, Sérgio Homrich dos Santos, defende que a comunicação é estratégica e deve ser exercida por um profissional do meio acadêmico. Ele assistiu à sessão acompanhado de profissionais da imprensa regional, incluindo o secretário do sindicato Lucio Sassi e o delegado Jorge Pedroso.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP