Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Adiada votação de proposta sobre exames de gravidez

COMPARTILHE

vereador Francisco Alves (PT)
vereador Francisco Alves (PT)

A proposta que cria notificação compulsória dos exames de gravidez positivos gerou ampla discussão na sessão desta quinta-feira, 15. O texto, no entanto, acabou não sendo votado em primeiro turno por conta de um pedido de vista, solicitado pelo vereador Ademar Possamai.

O projeto obriga os laboratórios de análises clínicas, sejam públicos ou privados, de comunicar a Secretaria Municipal de Saúde dos exames positivos de gravidez. Autor da proposta junto com Justino da Luz, Francisco Alves apresentou as alegações. Segundo ele, o procedimento permitirá o acompanhamento pré-natal pela equipe do Programa Estratégia Saúde da Família.

Sustenta que sem a comunicação obrigatória, muitas mulheres poderão manter a gestação em segredo, correndo risco de prejudicar a si e ao bebê. “Sabemos que muitas mulheres, por razões várias, não procura o postinho para fazer o pré-natal. Invertendo esta lógica, da equipe indo ao encontro da gestante, garantiremos este procedimento tão importante para a vida da mulher e a do bebê. Portanto, estamos falando aqui de uma questão de saúde pública”, explicou.

O vereador Ademar Possamai disse entender a intenção da proposta, porém manifestou dúvidas sobre alguns pontos, razão pela qual pediu a retirada da pauta. “Acho que o projeto é interessante, mas tem que avaliar por exemplo a comunicação”, disse. Afonso Piazera Neto também fez ponderações. Entende que o projeto repassa serviço para a iniciativa privada, no caso os laboratórios de análises clínicas. “Sei que a intenção é oferecer mais saúde, mas temos que analisar a condição de liberdade, a privacidade do ser humano”, completou.

Neste sentido se pronunciou o vereador Lorival Demathê, que se diz contrário ao projeto por entender que o mesmo fere a privacidade das mulheres. Para ele, a informação dos exames positivos ao poder público deve ser uma decisão das futuras mães, e não uma obrigação.

PROJETOS VOTADOS SESSÃO DIA 15/03

EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 27/2012:

AUTORIZA A ABERTURA E REFORÇO DE CRÉDITO ESPECIAL NO ORÇAMENTO VIGENTE, APROVADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 6.289/2011, DE 12/12/2011, E ALTERAÇÕES POSTERIORES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Aprovado em placar 10×0

EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 28/2012:

ACRESCE DISPOSITIVOS AO ANEXO DE METAS E PRIORIDADES DAS DESPESAS POR PROGRAMAS, DA LEI MUNICIPAL Nº 6.039/2011, DE 12 DE JULHO DE 2011, E ALTERAÇÕES, QUE DISPÕEM SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2012.

Aprovado em placar 10×0

EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 29/2012:

AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO VIGENTE, APROVADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 6.289/2011, DE 12/12/2011, E ALTERAÇÕES POSTERIORES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Aprovado em placar 10×0

EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 30/2012:

AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO VIGENTE, APROVADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 6.289/2011, DE 12/12/2011, E ALTERAÇÕES POSTERIORES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Aprovado em placar 10×0

EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 31/2012:

FRANCISCO V ALVES E JUSTINO P DA LUZ

DENOMINA VIA PÚBLICA. RUA 640 – AGNESE FIAMONCINI

Aprovado em placar 10×0