Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão quer memorial aos mortos na explosão da fábrica de pólvora

COMPARTILHE

Uma reunião nesta manhã, 15, no plenário da Câmara, tratou das ações visando o resgate da memória da explosão da fábrica de pólvora, que completa 60 anos no dia 6 de novembro deste ano. Uma comissão de moradores foi montada com dois objetivos principais: a construção de um monumento em memória às vítimas e a produção de um documentário. Articulada pelo vereador Pedro Garcia, a reunião contou com a presença de funcionários do Arquivo Histórico Municipal, do presidente da Fundação Cultural, Leone Silva, representando o prefeito Dieter Janssen, do gabinete do vice-prefeito Jaime Negherbon e do deputado Carlos Chiodini, do industrial Werner Voigt, testemunha ocular da tragédia, entre outras pessoas de alguma forma interessadas no tema, os integrantes da comissão, além da imprensa.

Conforme informou o vereador Pedro Garcia, esta foi a maior tragédia registrada em Jaraguá do Sul, resultando na morte de dez pessoas, a maioria jovens entre 18 e 30 anos. Uma história triste, mas que segundo o vereador, desperta a atenção de muitas pessoas. Uma música foi feita em homenagem aos mortos pelo então servidor público Atayde Machado, que tinha um programa de rádio chamado “O Rancho do Dadi”. O filho de Dadi, Laércio Machado, integra a comissão e estava presente a reunião. Ele destacou a importância do resgate histórico, pois avalia que o acontecimento estava esquecido na memória da cidade. Laércio conta que se mudou ainda menino para a Rua João Doubrawa, então conhecida com Tifa da Pólvora, e vivenciou a tragédia de perto. “Meu pai ajudou na remoção dos corpos e também na autoria da música”, contou.

O historiador Ademir Pfiffer relatou que a empresa tinha posição de destaque – era a terceira no Brasil na produção dos artefatos – e que a tragédia repercutiu não só no município, mas em toda a região. À época, a Rádio Jaraguá, a única da cidade, chegou a sair do ar por causa do ocorrido. “As pessoas que estão vivas e foram testemunhas oculares têm uma fração para contar, e é importante registrar, pois assim teremos a possibilidade de relatar para as outras gerações”, afirmou.
A historiadora Silvia Kita informou os documentos e matérias do jornal da época – O Correio do Povo – que estão disponíveis para pesquisa no Arquivo Histórico. “E temos também o inquérito policial, que está na documentação do Judiciário. Podemos retirar os dados essenciais para colocar neste trabalho”, comentou, solicitando a quem eventualmente tenha algum documento ou foto que o leve ao arquivo para digitalização. Ator da Cia de Teatro Colher de Pau, da Scar, Tiago de Oliveira informou que também está fazendo uma pesquisa sobre a Tifa da Pólvora, pois mora lá. Também contou que uma peça de teatro resgatará a tragédia, com estreia prevista para o dia do acontecido. “Como companhia pesquisadora de teatro da Scar, queremos nos aproximar ao máximo de vocês, para resgatar esta história que é importante também para a cultura de Jaraguá do Sul”, comentou.

História da empresa

A fábrica de pólvora foi instalada pelos imigrantes alemães Fritz e Henrique Rappe em Jaraguá do Sul no ano de 1912. O local onde a empresa se localizava passou a ser conhecido como Tifa Rappe. Durante a Primeira Guerra Mundial a fábrica foi ocupada pelo 13º Batalhão de Caçadores e passou a servir aos propósitos do Exército. Durante a ocupação ocorreu a primeira explosão que não deixou feridos, mas destruiu parte da estrutura do local. Após a mudança dos primeiros proprietários para a cidade de Curitiba, em 1918, o que restou do incidente foi adquirido por Augusto Mielke. O novo dono transferiu a fábrica para a Rua João Doubrawa. Mais tarde, em 1926, a empresa foi novamente vendida, tornando-se propriedade de Reinoldo Rau, que no ano de 1939 vendeu a empresa para um grande fabricante de pólvora com sede no Estado de Pernambuco. A S/A Pernambuco Powder Factory fabricava pólvora, explosivos de segurança e estopins com a marca “Elephante” e sua filial na cidade chegou a produzir diariamente, na década de 50, cerca de 100 quilos de pólvora. No dia 8 de setembro de 1941, outro incidente ocorreu, mas não deixou feridos. A terceira e mais grave explosão aconteceu em 6 de novembro de 1953, abalando estruturas de casas na proximidade, deixando 4 feridos e vitimando 10 pessoas que trabalhavam no local.