Comissão resgata história do negro

Comissão afrodescendente 020A primeira reunião oficial da comissão encarregada de pesquisar, resgatar e estudar a história da população negra de Jaraguá do Sul aconteceu hoje pela manhã (18/03) na Câmara de Vereadores. Os vereadores Pedro Garcia e João Fiamoncini acompanharam os trabalhos.

A comissão coordenada por Garcia iniciou os trabalhos no ano passado e conta com a participação de pessoas de diversos movimentos como o Moconevi, Movimento Consciência Negra do Vale do Itapocu, colaboradores dos blocos carnavalescos e da Fuca, Federação de Umbanda, Candomblé e Angola, além de integrantes de outros setores sociais. Estas entidades se uniram com o objetivo de reviver e tornar pública a história dos negros que ajudaram e ainda ajudam na construção do município.

A intenção da comissão é reunir a trajetória do povo negro jaraguaense em um livro e, posteriormente, criar um monumento em homenagem a estas pessoas. “Queremos fazer um trabalho semelhante ao que fizemos com a história da explosão da fábrica de pólvora”, explicou Pedro Garcia lembrando a pesquisa que também resultou em um livro e um monumento em memória às vítimas do acidente.

O presidente da comissão, Francisco Alves, agradeceu a participação da imprensa e lembrou-se da importância social dos meios de comunicação. “Precisamos deles para que lancem a reflexão na população”, avaliou. Alves considera o trabalho do grupo de suma importância para a preservação e disseminação das tradições negras no município. “Um povo sem história é um povo sem passado”, afirmou.

Segundo ele, para contar com propriedade a história do negro em Jaraguá do Sul seriam necessários diversos livros. “Se falarmos da cultura dá um livro, se falarmos em culinária outro, samba daria mais um e assim por diante”, disse. Francisco Alves acredita que, depois de finalizada, a obra deva ser utilizada em escolas para que a educação inclusiva seja fomentada desde cedo.

Sidnei Marcelo Lopes, presidente da Fundação Cultural, atestou a necessidade de uma comissão que faça este levantamento. “Temos uma história muito rica e muito bonita para contar”, declarou. Sidnei também fez menção ao historiador Emílio da Silva, neto de escravos e figura importante para a memória jaraguaense.

O secretário da comissão, Everaldo Aparecido Correa, falou emocionado de sua participação no projeto. “Não morrerei sem ver que a história de luta do negro não foi em vão”, declarou.

A comissão que abordará a história da população negra em Jaraguá do Sul é formada por:

Pedro Garcia – Coordenador Geral

Francisco Valdecir Alves – Presidente