Comissão vai pressionar por solução para Loteamento Henrique Heiser

Uma nova reunião na Câmara de Vereadores convocada pelo presidente Jaime Negherbon voltou a discutir a problemática do Loteamento Henrique Heiser, no Rio da Luz. Dezenas de moradores daquela comunidade, que tiveram suas residências interditadas, porém continuam residindo no local, se fizeram presentes na tarde desta terça-feira, 20.

A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Maristela Menel Roza, e o secretário municipal da Defesa Civil, Jair Alquini, participaram da reunião, além do presidente da Associação de Moradores, Hélio Teixeira dos Santos, e a presidente da Ujam, Andréa Ziehlsdorff.  Os vereadores Jaime, Justino da Luz, Afonso Piazera Neto, Ademar Winter e João Fiamoncini também se fizeram presentes, e o gabinete de Jean Leutprecht este representado pelo assessor Mário Pappen.

Todos puderam se manifestar, apresentando a realidade individual de cada moradia. A situação relatada pelos moradores é de preocupação, em virtude das rachaduras presentes nas casas. Uma delas voltou a ceder na data de ontem. Os moradores alegam que não estão tendo acesso ao laudo técnico, que justifica a interdição das casas, e que permitirá a eles recorrer judicialmente.

Algumas das casas são financiadas pela Caixa Econômica Federal, outras já foram quitadas. Os moradores também relataram que, além das prestações, fizeram investimentos nos imóveis com reformas, em virtude de problemas anteriores em função das chuvas. Disseram, ainda, que pagam os impostos à municipalidade, inclusive a contribuição de melhoria para asfaltamento das ruas.

De encaminhamentos, ficou definida a criação de uma comissão para pleitear ações concretas junto à Prefeitura. Integram a comissão os vereadores Ademar Winter, Afonso Piazera Neto, Jaime Negherbon e Justino da Luz, a presidente da Ujam e o presidente da Associação de Moradores. Entre as solicitações está a execução de laudo individualizado de cada residência, um novo laudo geográfico e a questão do auxílio moradia.