Fiscal do Procon relata situação do órgão na Câmara

A convite do vereador Jeferson de Oliveira, Sérgio de Andrade, fiscal da Agência de Proteção ao Consumidor – Procon, compareceu ao Legislativo jaraguaense para expor a situação de seus trabalhos aos parlamentares. Sérgio relatou, na sessão desta terça-feira, 10, que o órgão atua com apenas um fiscal, três auxiliares administrativos e dez estagiários, ressalvando que, no próximo ano, esses terão o quadro reduzido. Isso deve-se à cota limitada em 20% de estagiários que a legislação admite no quadro de funcionários.

Andrade reclamou que a quantidade de pessoas na equipe de trabalho está bem defasada. Revelou que o número de atendimentos internos, executados por estagiários, é de 35 por dia. Já os atendimentos externos, feitos pelo próprio fiscal, são cerca de 6 por dia.

O vereador Jeferson de Oliveira disse que a situação preocupa. “A gente sabe que Jaraguá tem muita demanda, mas como fazer com apenas um fiscal? Somos cobrados por todo mundo. Cobrados pelos problemas de filas nos bancos, lotéricas, Celesc”, lastimou.

Arlindo Rincos também se mostrou preocupado com as condições. O parlamentar citou dois projetos de lei, aprovados pelo Legislativo este ano, que almejam diminuir o tempo de espera nas agências dos Correios e da Celesc. “Fico preocupado contigo, porque se você ficar doente ficaremos sem fiscal na cidade. É preocupante. Deve existir normas para evitar isso”, salientou.

Os vereadores Jocimar de Lima e Jair Pedri citaram o grande número de contratações que o Executivo realizou nos últimos anos. Ambos lamentaram que os concursos para preenchimento de vagas na Administração Municipal não previram profissional para o Procon.

“O prefeito sabe de tudo isso? Chegou a ele essa situação? Se chegou, desde quando?”, indagou Pedri.

Sérgio afirmou que o chefe do Executivo já foi abordado por ele para tratar desse assunto, mas que até agora não obteve êxito com os pedidos. Na mesma linha, Natália Petry perguntou ao fiscal se essas demandas já tinham sido reivindicadas na gestão passada. Andrade afirmou que sim. Há mais de quatro anos, tempo em que está na função, ele vem solicitando mais funcionários para o órgão.

Ao fim, Sérgio clamou aos vereadores que pressionem o Poder Executivo para o atendimento a essas demandas, lembrando que por vezes a população deixa de ser atendida por falta de efetivo.

Mais fotos: https://goo.gl/1oLtK4