Grupo de Trabalho sobre Transporte Coletivo vai encomendar pesquisa

DSC04575O 3º encontro do Grupo de Trabalho sobre o Transporte Coletivo, realizado ontem, 04, na Câmara, foi marcado por informações incompletas. O grupo que desejava avaliar as linhas para os bairros Três Rios do Norte, Tifa Schubert e Boa Vista, se deparou com um dos principais e antigos problema: a ausência de dados sobre demanda e paradas. Como proposta para dar continuidade e eficiência aos trabalhos, o grupo decidiu pela encomenda de pesquisa detalhada de origem/destino, para avaliar quais serão os principais problemas e desafios do transporte coletivo.
A proposta foi sugestionada pelo representante da empresa Viação Canarinho, Rubens Missfeldt, após ouvir o presidente da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), Laércio Machado apontar que os problemas são má distribuição dos pontos, tempo de espera entre um ônibus e outro, trajetos longos, lotação, estado de conservação e custo da passagem. Aliado a isso soma-se a falta de informação que é um problema que torna o sistema ainda menos ágil. Missfeldt informou que não existe um sistema unificado de informações que permite contabilizar uma simples lotação em cada horário, ou seja, por viagem.

Para o vereador Arlindo Rincos, o problema fica mais sério se levada em consideração a integração eletrônica do transporte que dispensa o usuário de se deslocar até o terminal para poder trocar de linha, onde itinerários de transporte para empresas obriga a todos a se adaptar ou buscar outra forma de transporte. O parlamentar ressalta que somente uma pesquisa é possível levantar os problemas e possíveis medidas para minimizá-los. “Ela é um elemento fundamental no planejamento do transporte, já que os resultados ajudam a concluir se o sistema está ou não operando de maneira eficiente”, disse.

Do grupo, coordenado pelo vereador Arlindo Rincos, participam representantes dos poderes públicos e da sociedade, como os parlamentares João Fiamoncini e José de Ávila, representantes dos movimentos populares Jaraguá em Foco, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Católica SC e da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), do Executivo, da concessionária de transporte Viação Canarinho.

Os participantes buscam elaborar um projeto que contemple um amplo planejamento definido a frequência das viagens, a programação operacional para que o usuário tenha condições de chegar ao seu destino, abrigos nas paradas de acordo com as distâncias previstas nas normas de engenharia de trânsito, veículos confortáveis, garantido um serviço de qualidade. O documento servirá de sugestão ao Executivo para renovação do contrato de concessão em 2016.