Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo de Trabalho sobre Transporte Coletivo vai encomendar pesquisa

COMPARTILHE

DSC04575O 3º encontro do Grupo de Trabalho sobre o Transporte Coletivo, realizado ontem, 04, na Câmara, foi marcado por informações incompletas. O grupo que desejava avaliar as linhas para os bairros Três Rios do Norte, Tifa Schubert e Boa Vista, se deparou com um dos principais e antigos problema: a ausência de dados sobre demanda e paradas. Como proposta para dar continuidade e eficiência aos trabalhos, o grupo decidiu pela encomenda de pesquisa detalhada de origem/destino, para avaliar quais serão os principais problemas e desafios do transporte coletivo.
A proposta foi sugestionada pelo representante da empresa Viação Canarinho, Rubens Missfeldt, após ouvir o presidente da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), Laércio Machado apontar que os problemas são má distribuição dos pontos, tempo de espera entre um ônibus e outro, trajetos longos, lotação, estado de conservação e custo da passagem. Aliado a isso soma-se a falta de informação que é um problema que torna o sistema ainda menos ágil. Missfeldt informou que não existe um sistema unificado de informações que permite contabilizar uma simples lotação em cada horário, ou seja, por viagem.

Para o vereador Arlindo Rincos, o problema fica mais sério se levada em consideração a integração eletrônica do transporte que dispensa o usuário de se deslocar até o terminal para poder trocar de linha, onde itinerários de transporte para empresas obriga a todos a se adaptar ou buscar outra forma de transporte. O parlamentar ressalta que somente uma pesquisa é possível levantar os problemas e possíveis medidas para minimizá-los. “Ela é um elemento fundamental no planejamento do transporte, já que os resultados ajudam a concluir se o sistema está ou não operando de maneira eficiente”, disse.

Do grupo, coordenado pelo vereador Arlindo Rincos, participam representantes dos poderes públicos e da sociedade, como os parlamentares João Fiamoncini e José de Ávila, representantes dos movimentos populares Jaraguá em Foco, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Católica SC e da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), do Executivo, da concessionária de transporte Viação Canarinho.

Os participantes buscam elaborar um projeto que contemple um amplo planejamento definido a frequência das viagens, a programação operacional para que o usuário tenha condições de chegar ao seu destino, abrigos nas paradas de acordo com as distâncias previstas nas normas de engenharia de trânsito, veículos confortáveis, garantido um serviço de qualidade. O documento servirá de sugestão ao Executivo para renovação do contrato de concessão em 2016.