Vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Moção de apelo pela construção de escola

Vereador Jaime Negherbon (PMDB)

A ausência de escola estadual nos bairros Tifa Martins e São Luiz levou o vereador Jaime Negherbon (PMDB) a encaminhar uma moção de apelo cobrando providências do governo do Estado. O pedido foi aprovado pelo plenário da Câmara na sessão desta quinta-feira,

No documento, o vereador pondera que existe apenas uma extensão da Escola Darci Welk, funcionando à noite no Caic – Renato Pradi. Ele lembra que em 2008 foi sancionada uma lei municipal na qual o município doou uma área ao Estado para viabilizar a construção de uma unidade escolar, contemplando aquela localidade com ensino médio.

Na tribuna, Negherbon lembrou que há muito tempo se promete a obra. “O terreno está lá, foi doado. Esperamos então que as autoridades façam a coisa acontecer, que a escola saia do papel”, comentou.

O vereador Jean Leutprecht (PC do B) comentou que este processo se arrasta desde 2007. Segundo ele, o dinheiro estaria liberado e a obra estava para ser licitada no fim do governo passado, mas até o momento o Estado não se manifestou. Leutprecht solicitou que a SDR se pronuncie. “A coligação é a mesma, então não existe ruptura, mas infelizmente nada disso aconteceu”, criticou.

Segundo o vereador Eugênio Garcia (PSDB), compete ao governo do Estado a execução da obra – uma escola profissionalizante – com recursos repassados com dinheiro da União, o que ainda não teria acontecido. “O projeto está pronto”, disse.

Leutprecht sugeriu ao vereador Justino da Luz (PT) que procure a bancada do PT em Brasília para buscar informações. Justino, por sua vez, disse que em matérias estampadas em jornais informavam que as obras começariam no mês de abril próximo.  “Mas amanhã vou ligar para que o secretário-executivo de Relações Institucionais da Presidência da República, Cláudio Vignatti, verifique o que está acontecendo”.

A moção será enviada ao secretário estadual da Educação, Marco Antônio Tebaldi, bem como ao governador do Estado, Raimundo Colombo.