Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Palavra livre

COMPARTILHE

Vereador comenta demora no atendimento dos prontos-socorros

Na palavra livre, Justino da Luz mencionou a reclamação das pessoas sobre a demora no atendimento dos prontos-socorros do município. “Muitos vão à farmácia, por estarem cansados de esperar atendimento. Cada pessoa que está lá precisa de uma atenção”. O vereador apontou a criação de um pronto-atendimento 24 horas por dia, para aliviar a superlotação nos hospitais.

Jaime Negherbon disse que reforça as palavras de Justino pediu mais médicos. “Os hospitais recebem dinheiro público, através das sobras do orçamento da Câmara. Hoje se espera muito tempo na fila. Precisamos de mais médicos para dar um melhor atendimento às pessoas que procuram o pronto-socorro”. Ele afirmou que a estrutura dos hospitais está excelente, mas necessita de um atendimento mais ágil.

O líder de governo, José Osório de Ávila, disse concordar com o vereador Justino. “Conversamos várias vezes com o diretor do hospital sobre o pronto-socorro. Ele nos coloca que tem um enfermeiro que avalia a prioridade das pessoas a serem atendidas. Isso não é verdade”. Ávila discorda desse método e disse que as providências devem ser tomadas para resolver o problema.

A vereadora Natália Lúcia Petry relembrou a audiência pública sobre saúde realizada no ano passado, onde estiveram presentes técnicos e profissionais da área que apontaram as falhas no atendimento em Jaraguá do Sul. E uma delas foi a falta de um pronto atendimento no município para desafogar o pronto-socorro. “Se tivéssemos doi, um em cada ponto da cidade, funcionando 24 horas por dia ou até em um horário até mais tarde da noite, ajudaria a diminuir o excesso. O que não pode mais é toda a demanda nos prontos-socorros dos nossos hospitais”. Natália fez uma ressalva com relação aos postos de saúde, no qual a pessoa precisa de agendamento para ser atendido.

Ela sugeriu que o secretário de Saúde, Francisco Airton Garcia, venha à Câmara para apresentar o que realmente já foi executado após os encaminhamentos da audiência do ano passado.

Hospital Veterinário em Jaraguá do Sul

vereador Jaime Negherbon (PMDB)
vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Jaime Negherbon comentou a indicação de sua autoria que estabelece a implantação de um hospital veterinário para recolher animais abandonados, prestar atendimento especial e colocar para a adoção.

Natália Petry disse que ano passado realizou uma reunião com a Ajapra (Associação Jaraguaense Protetora dos Animais) e que a maior preocupação por parte da ONG é a implantação de chips nos animais. A vereadora ponderou a criação do hospital afirmando que antes de se chegar a este estágio, há a necessidade de uma fiscalização às pessoas que abandonam seus animais. “Temos que dar condições para que as pessoas mantenham a saúde dos seus animais, através de castrações e vacinas gratuitas. E a fiscalização só pode acontecer se esses animais estiverem possuindo o chip”, ressaltou a vereadora.

Negherbon informou que um projeto de sua autoria já está na Casa. A medida prevê a criação de um abrigo para o controle dos animais abandonados. O vereador disse que a implantação do hospital veterinário é só uma sugestão, através de uma indicação.