Pedri comenta agendamento de consultas

Sessão Ordinária 062O vereador Jair Pedri usou o espaço da Palavra Livre durante a sessão ordinária dessa terça-feira (16/06) para discutir a situação da saúde no município. Ele lembrou os compromissos do plano de governo da administração que previam a implantação de três Unidades de Pronto Atendimento em Jaraguá do Sul. Segundo Jair, apenas uma das unidades prometidas saiu do papel. O vereador cobrou do colega Pedro Garcia, líder de governo na Casa, explicações sobre uma reunião do prefeito com a empresa responsável pela execução da obra.

Pedri também chamou atenção para o número de munícipes que faltam em consultas médicas marcadas na rede pública. Segundo um jornal local, os relatórios dão conta de 7.500 faltosos. A matéria aponta o Posto de Saúde do bairro Santo Antônio como campeão nas faltas de consultas que são marcadas até dezembro deste ano. Para o vereador, é preciso que se analise o porquê desse dado expressivo. “De fato a comunidade pode estar mal acostumada e não se preocupa em desmarcar, mas como esse número não vai aumentar? Até dezembro a pessoa já encontrou uma alternativa”, declara.

O parlamentar acredita que a longa espera por uma consulta obriga os pacientes a encontrarem alternativas na rede privada. “Ninguém vai esperar tanto tempo assim, afinal são seis meses aguardando uma consulta”, diz. Jair Pedri conta que recentemente teve a mãe hospitalizada e antes da internação, um médico particular foi procurado. Segundo ele, a família encontrou dificuldades para agendar uma consulta. “As pessoas estão recorrendo aos serviços particulares”. Para Jair, a demora é tanta que muitos dos que aguardam uma consulta podem morrer durante a espera. “Nós temos números concretos de que todas as 7.500 pessoas que não foram às consultas estão vivas hoje?”, questiona. Ele pede reflexão para que não se coloque a culpa somente na população.

O vereador João Fiamoncini revela que a unidade do bairro Santo Antônio, apontada como uma das com maiores dificuldades, deveria atender um fluxo de 4 mil pessoas, mas atente a demanda de outras regiões como o Loteamento Souza e o bairro Três Rios do Norte. “O posto em Três Rios do Norte deve ser inaugurado o quanto antes”, afirma explicando que a unidade está pronta, faltando apenas o mobiliário para que as operações tenham início. “Os funcionários não aguentam a pressão por conta da demanda. Isso é muito ruim e muito triste”, lamenta.

Pedro Garcia explica que o bairro Santo Antônio apresentou um crescimento muito grande, e isso influencia no número de consultas agendadas. Ele afirma que os atendimentos de um segundo médico, que iniciou suas atividades na unidade em maio, e a inauguração do posto no bairro vizinho, amenizarão a situação. “Acredito que as consultas marcadas para dezembro sejam apenas para atualização de receitas, mas trarei os devidos esclarecimentos”, garante.