Pedri reforça importância dos kits de habitação

531471_347243265385954_158007233_nNa Palavra Livre nesta terça-feira, 19, o vereador Jair Pedri mencionou o projeto dos kits de habitação, que são fabricados pelos detentos do Presídio Regional de Jaraguá do Sul. Na última semana, a Câmara aprovou a destinação de R$ 4 mil para a comercialização destes kits. “Um valor simbólico, tamanha a grandeza do projeto”, avaliou.

Ex-diretor de Habitação, quando a pasta ainda não era uma secretaria, Jair Pedri defendeu a importância da continuidade e ampliação do projeto. Segundo ele, a cada três dias trabalho, o detento tem um dia diminuído da pena, além de receber um salário, através de um convênio entre Secretaria Estadual de Segurança Pública, Conselho Penitenciário e Prefeitura.
“Este kit tem um valor de R$20 mil, para montar uma casa de aproximadamente 50 metros quadrados. E este montante pode ser financiado inclusive pelo Frohab, o Fundo Rotativo Habitacional, criado para fazer com que gire a questão habitacional do município”, informou, acrescentando que o fundo tem hoje um saldo em caixa de R$ 120 mil, segundo informou o secretário.

Segundo ele, hoje são quatro kits à disposição, para construção de casas em lotes regularizados, com escritura, água e luz. “Portanto, é um projeto que incentiva a legalização”, comentou. O vereador Jocimar de Lima, que atuou no setor de Regularização Fundiária da Prefeitura, disse que se buscou a ampliação da fábrica no Presídio, para oferta de mais vagas de trabalho aos detentos. “Tentamos recurso estadual, mas acabou não dando certo”. Conforme Lima, tem muitos detentos que buscam uma oportunidade de trabalho. Atualmente são apenas 17 apenados que prestam serviços, número que pode chegar a 60, com a construção de um galpão, obra em andamento. “O grande mérito é que se cria uma nova educação de ressocialização. Além da ocupação, eles também vão ter uma profissão, um trabalho, após cumprirem a pena”, acrescentou Jair Pedri.